
Foi começada esta quarta feira uma paralisação de 48 horas pelos professores das escolas de Salvador (BA) por causa de conteúdo racista encontrado nos livros de ensino. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) os livros fazem distinções discriminatórias que por si só levam os alunos a aceitar e ficar conformados com situações de racismo.
Numa de estas situações se faz a comparação entre uma boneca loira de olhos azuis e outra de cabelo castanho encaracolado mal vestida, sendo que o texto diz que a boneca de pele mais branca é a mais bonita. Podemos afirmar que isso é incentivo ao racismo nas escolas!
Algum material usado nas escolas apresenta conteúdo racista
No debate acerca do conteúdo dos livros a Secretaria afirma que muitos dos textos literários são textos que apresentam opiniões de épocas anteriores, sendo que cabe ao professor explicar a diferença entre o certo e o errado, e até explicar que as opiniões são bastante afetadas pelas épocas em que se vive.
O investimento na distribuição deste material didático rondou os R$ 12 milhões, o que será difícil reinvestir a adquirir o material todo de novo. No entanto sabe se que alguns textos já irão ser retirados das próximas edições do material escolar.
Leave a Reply