Parece que o tema que em 2007 fez furor na internet portuguesa está de volta à mesa. O tribunal demorou, mas ao que parece o dono do BTuga será mesmo condenado. As notícias fazem-se espalhar pela web nacional, com destaque nos sites Exame Informática e Público.
Pode ler-se da notícia:
O BTuga era um site que permitia aos utilizadores encontrar os chamados torrents, ou seja, pequenos ficheiros que servem para que os cibernautas partilhem ficheiros entre os computadores uns dos outros, através de uma rede “peer-to-peer” (que se pode traduzir por ponto-a-ponto). Esta designação decorre do facto de os ficheiros partilhados não estarem armazenados num servidor central, mas antes no computador de cada pessoa que usa a rede.
O BTuga foi encerrado em 2007 pela Polícia Judiciária e o seu criador, Luís Ferreira (conhecido na Internet como Martini-man) foi constituído arguido.
Parece que esta história não tem fim. E o leitor o que acha disto?
– Se eu for roubar ao Continente ou ao Pingo Doce é crime?
– Claro que não porque o Belmiro e o Jerónimo já tem muito dinheiro!!
Óbvio que a minha resposta é a gozar, não é por as produtoras terem dinheiro que nos devemos achar no direito de usufruir de produtos que não pagamos.
Att.
Tanto quanto ouvi dizer o gajo ate criou outro tracker (com outro nome) logo apos o BTuga ser fechado…
Nao tenho pena nenhuma dele pah, quebrou a lei, lucrou com isso, agora vai ter de sofrer as consequencias.
Ele tinha um negócio como qualquer outro. Em Portugal torna-se difícil manter um tracker, infelizmente teve azar…
Ser condenado, é indiferente. Ainda hoje me mostraram mais um tracker PT_pt que nunca tinha ouvido falar.
Nunca usei o Btuga, nunca usei o novo tracker (supostamente) criado por ele, e deixei os trackers nacionais ha algum tempo.
O português é pouco de partilhar… Mas não há regra sem excepção!
A comunidade de torrent em Portugal é poderosa e tem possibilidades de criar um GFT, um SCC, um FTN… Mas a vontade escasseia…