Portugal hoje tem um dia histórico. Finalmente “terminou” um processo tenebroso para a justiça e bom nome de Portugal. O processo Casa Pia foi durante muitos anos investigado e finalmente hoje apareceram as condenações dos arguidos. A maioria do povo está um pouco desiludida com o tamanho das penas que apanharam, no entanto para quem já não esperava nada, como eu, até foi bom vermos alguns culpados presos.
No final a pauta ficou assim com os seguintes condenados e penas:
- * Carlos Silvino: 18 anos
- * Carlos Cruz: 7 anos
- * Ferreira Diniz: 7 anos
- * Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses
- * Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses
- * Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses
- * Gertrudes Nunes: absolvida de todos os crimes
Casa Pia: Condenados ficarão em liberdade até recurso
A interposição de recurso permitiu aos seis de sete condenados no caso Casa Pia saírem em liberdade após a leitura do acórdão, realizada hoje na 8ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça.
«Se for ditado para a ata do tribunal, a interposição de recurso tem efeitos suspensivos e a pena não produz efeitos imediatos até à última instância de recurso», explicou à agência Lusa o advogado Luís Filipe Carvalho.
Catalina Pestana diz que condenados não cumprirão penas
A antiga provedora da Casa Pia de Lisboa, Catalina Pestana, diz estar convencida de que os condenados nunca hão-de cumprir as penas a que hoje foram condenados porque o processo vai prescrever.
E o leitor? Como cidadão, como leitor, como pessoa que é. O que lhe diz todo este processo? Que coisas acha que ficaram por dizer?
A minha opiniao e que foi uma grande palhacada e a minha questao e: sabendo que ja estiveram 8 anos em prisao preventiva/domiciliaria, isso conta para a pena que tem de cumprir?
E que, se conta, o Estado ja os prendeu por mais tempo do que tem de estar numa prisao e eles podem processa-lo por isso…
Ou seja, ainda vamos ver o Estado a pagar indeminizacoes e esses gajos a terem tido umas ferias de 8 anos, com escolta policial, em casa….