Berço das estrelas revela-se agitado

Cientistas norte-americanos descobriram que o berço das estrelas é, de facto, um lugar conturbado, agitado por turbulências supersónicas, como se percebia pelas imagens captadas pelo telescópio espacial ‘Hubble’.

hubble

Utilizando a maior simulação de turbulências supersónicas já feita até hoje, pesquisadores da Universidade de Califórnia em San Diego demonstraram como as leis fundamentais dos fluxos de turbulência geofísica podem também ser estendidas para a turbulência supersónica existente no espaço intergaláctico.

A imagem mostra um instante congelado dessa turbulência, uma única foto da simulação que utilizou 4096 processadores rodando ininterruptamente durante duas semanas, o que resultou em 25 terabytes de dados.

As regiões mais brilhantes da imagem representam os gases de maior densidade, comprimidos pela acção de complexas ondas de choque agindo no fluxo da turbulência. Filamentos mais densos e os núcleos criados dessa forma pelo fluxo supersónico estão sujeitos a um colapso gravitacional, justamente o que leva ao nascimento das estrelas.

Notícia Correio da Manhã.

Impressionante o super computador que é preciso para tirar esta imagem…

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*