As infra-estruturas eléctricas dos EUA foram infiltradas por hackers de vários países, que aproveitaram a acção para aí instalar programas maliciosos. Estes destinar-se-ão a ser utilizados no futuro para afectar a distribuição de electricidade do país.
A informação é avançada pelo Wall Street Journal (WSJ), citando responsáveis de segurança nacional anónimos. Segundo estes responsáveis, os ataques foram perpetrados por ciber-espiões originários de vários países, incluindo China e Rússia, e consistiram na instalação de vírus nos sistemas informáticos da rede eléctrica dos EUA.
As mesmas fontes referem que os hackers não causaram nenhum dano à distribuição de electricidade, mas podem vir a utilizar estes programas para controlar ou desactivar a infra-estrutura no futuro. As autoridades norte-americanas temem que este tipo de acções possa vir a ter efeitos mais graves em alturas críticas. De acordo com o artigo do WSJ, aparentemente o objectivo inicial destas acções foi tentar mapear a rede eléctrica dos EUA.
Esta não é a primeira vez que surgem questões ligadas à segurança da infra-estrutura eléctrica dos EUA, pois já este ano a CIA revelou que cibercriminosos conseguiram desactivar infra-estruturas deste tipo fora dos EUA e um responsável da empresa Applied Control Solutions admitiu perante o Congresso que as redes que controlam sistemas industriais foram infiltradas mais de 125 vezes ao longo da última década. Sol
Uma perigosa falha na rede eléctrica nos EUA que os pode deixar mais tarde vulneráveis a apagões.
Leave a Reply