LHC – Conspiração, Ou Talvez Não.

Começo a ficar deveras desapontado e irritado com o mundo actual em que vivemos. Para quem não sabe, este tema tem algo que me atrai, mas nem mesmo eu sei explicar o porquê.

Falo-vos do Projecto LHC, que já foi muito bem apresentado aqui no GlobPT pelo Tiago Antunes.

Para explicar a mim mesmo, e na ânsia de tentar perceber onde querem chegar com esta estrutura de dimensões épicas, decidi fazer os trabalhos de casa, e decidi saber mais sobre tudo isto.

Visitei dezenas de sites, desde o site oficial do projecto, BBC, Discovery, documentários em vídeo no youtube, wikipedia (para dar credibilidade) e como bom aluno que sou, aprendi uma quantidade de coisas, capazes de fazer inveja a qualquer um que esteja a ler isto.

Mas, como não sou uma pessoa invejosa, vou partilhar esse meu conhecimento com o mundo inteiro e de forma muito simples, para que o mais comum mortal perceba para que serve afinal o Projecto LHC (Large Hadron Collider ou em português “Grande Colisionador de Hadrões”).

Facto 1:
– Deram início á sua construção em 1994 (há 16 anos), ainda que tenham começado a reunir os cerca de 10 mil físicos para a realização do projecto, há mais de 20 anos;

Facto 2:
– A primeira tentativa de funcionamento foi a 10 de Setembro de 2008 (14 anos depois do início da sua construção, e já depois de terem gasto ‘dizem eles’ 3.76 Mil Milhões de Euros);

Facto 3:
– 18 de Setembro de 2008 (8 dias após o arranque): Um incidente no sector 3-4 resultou num vazamento de hélio no túnel. Na nota enviada pelo CERN (entidade responsável pelo projecto) a reparação demoraria 2 dias a ser concluída. No entanto o projecto esteve suspenso durante 2 meses, e só depois, em nova nota de imprensa o CERN afirma que para se efectuar a reparação em segurança, o sector onde ocorreu o incidente teve de ser aquecido, para tornar possível a sua reparação.
Reparação esta, que segundo um jornal britânico, afirma ter sido causada por uma simples ”Má Soldadura”. A reparação teve um custo total a rondar os 16 Milhões de Euros;

Facto 4:
– A máquina (para lhe quisermos chamar um nome simpático), retoma o funcionamento 14 meses depois, no dia 20 de Novembro de 2009;

Facto 5:
– Já foram gastos em reparações e manutenção cerca de 40 Milhões de Euros;

Facto 6:
– No próximo dia 30 de Março está prevista a aceleração para 3,5 Tev (Tera Electrões-Volt) para cada 1 dos 2 feixes que circulam dentro do tubo. Sendo que neste momento os 2 feixes circulam a metade dessa velocidade. Nessa altura vão ser atingidas velocidades semelhantes à da Luz e recriados os primeiros segundos da criação do universo;

Facto 7:
– Já está programado para o final de 2011 um novo “desligar da máquina” para fazerem manutenção e algumas outras alterações, que permitirão o tubo alcançar 14 Bev (Biliões de Electrão-Volt). Estas alterações estão avaliadas em vários Mil Milhares de Euros;

Facto 8:
– Este projecto já tem fundos aprovados pelo menos até 2018.

Foquemos agora a nossa atenção naquilo que são os objectivos deste projecto:

PROVAR TEORIAS!

Digam-me que não serve só para isso. Para isso e para queimar milhões de euros em milhares de físicos que passam o dia a olhar para monitores.
– Digam-me pelo menos, que faz torradas em menos de 1 segundo.
Ainda não descobri se a igreja já se mostrou contra o projecto, ou não, mas a provar-se que a origem do universo ficou-se a dever a reacções físicas, a igreja vai ter muito que explicar ao mundo, ao afirmar que foi Deus, o criador do universo.

E mais, segundo o Diário Económico, o défice orçamental do estado Português é de 14.081,3 milhões de euros em 2009, que, se tivessem soldado bem a porcaria do tubo do LHC e poupado os 16 Milhões da reparação, chegava e sobrava para pagar as dívidas, e construir mais 2 ou 3 estádios de futebol!

Quando é que o mundo inteiro vai perceber que estão a ser gastos milhares de milhões de euros a provar teorias que não têm aplicação prática? Tudo isto para provar que Einstein ouNewton estavam enganados?

Fico seriamente revoltado por saber que há pessoas a passar fome, a tentar sobreviver na rua sem ter onde dormir, enquanto milhares de “físicos” ou como lhe quiserem chamar, estão a ganhar milhões de euros, para nada.

Mas, que podemos nós fazer contra isso?

Mais em www.futurobrilhante.imnerd.net

17 Comments on LHC – Conspiração, Ou Talvez Não.

  1. Portugal em 2009 financiou o CERN em 8,2 milhões de euros. Não se pode dizer que seja muito… mas mesmo que a quantia fosse superior não me chocaria. Porquê?

    Porque para que a tecnologia avance é sempre necessário apostar em investigação pura e dura sem estar a pensar nas aplicações práticas que possam ter, porque essas aplicações práticas só são visualizáveis à posteriori. Exemplo 1: Que aplicações práticas tinha a teoria da relatividade geral à partida? Nenhuma visível, mas não seria possível ter GPS se einstein não tivesse formulado a sua famosa teoria (ver: http://www.phys.lsu.edu/mog/mog9/node9.html )

    A questão é que chegámos a 1 ponto tal que para podermos expandir os nossos conhecimentos da física é necessário construir maquinões impressionantes como o LHC. Acha que tentar reproduzir os primeiros instantes do universo não aumentará o nosso conhecimento do mesmo e utilizar esse conhecimento para criar novas aplicações práticas? Só o esforço de engenheria para construir o LHC já produziu com certeza inúmeras inovações tecnológicas!

    E só para terminar, o CERN já produziu resultados bastante práticos, um deles que usou para fazer chegar o seu artigo até mim: a Internet! Tim Berners-Lee o criador da word wide web era um investigador do CERN e a web surgiu como 1 maneira de facilitar a comunicação entre os físicos que trabalhavam no CERN!

    Agora o crescimento económico resultante da internet não pagou o investimento feito no CERN uns quantos milhões de vezes??

    É muito fácil cair na demagogia de chamar ao LHC 1 escandalo, mas não deixo de ficar indignado ao ler frases que apenas revelam ignorância tais como esta:
    “Quando é que o mundo inteiro vai perceber que estão a ser gastos milhares de milhões de euros a provar teorias que não têm aplicação prática? Tudo isto para provar que Einstein ouNewton estavam enganados?”

    “…aprendi uma quantidade de coisas, capazes de fazer inveja a qualquer um que esteja a ler isto.” – infelizmente terminou a tarefa a meio…

    Cumprimentos

  2. Um bom amigo meu trabalha nisso. vou colocar aqui a resposta que ele me deu…

    “When galilee finds out that earth rotate around the sun, and not the other way around, it is totally useless at that time. But nobody would deny its major discovery.”

    “And more philosophically, its a “mankind” feature, to be able to look for things just for curiosity, and disregarding the end of it.
    as opposed to say “machines” that always do stuff for a purpose,(and most animals).”

  3. Olha e os “físicos” não ganham milhões, e ficas a saber que estas coisas que hoje usamos e chamamos WEB foi criada no CERN para os “físicos” poderem falar melhor uns com os outros. Quanto vale em $ a internet? Mais importante, quantas centenas de milhar de pessoas neste mundo fazem a sua vida e ganham o seu salario a conta desta invenção pequena que uns “físicos” partilharam de graça.

  4. Não partilho a mesma opinião que o autor e existem alguns erros no texto. Por muito que seja apenas para provar teorias é necessário para ser poder andar para a frente. Se não fosse por esse provar de teorias nunca tínhamos chegado onde estamos de momento.

    Depois pegando apenas nos dados que fornece aqui no texto, o défice português é de 14 mil milhões e o custo de reparação foi de 16 milhões (vai uma diferença grande, só qualquer coisa como 13 mil 984 milhões de diferença). o projecto custou cerca de 1/3 do défice português.

    quer se queira quer não, ao menos o dinheiro é investido em ciência que algum dia no futuro poderá vir a trazer grandes benefícios práticos. Existe sim por ai, dinheiro investido em piores coisas.

    cumprimentos

  5. Não concordo! Estamos a fazer história, isto é das coisas mais importantes que estamos a fazer no mundo. Ainda mais importante que a teoria de Darwin. Já paras-te para pensar o que estamos aqui a fazer?
    Além disso a criação de antimatéria abre caminho para um novo combustivel altamente rentável…

  6. então diz-me precisamente qual a teoria que não tem aplicação prática que eles estão a tentar provar?

    ainda bem que achas que o trabalho que ele fazem lá não vale nada, sendo assim podes deixar de usar a web (criada no CERN) e também as redes de alta velocidade que, segundo a CISCO, também foram criadas lá, precisamente para o LHC, e que agora são usadas na net. Segundo parece na altura as redes não tinham velocidade suficiente para o LHC e então arranjaram maneira de inventar umas que tivessem e, depois, a cisco aproveitou o que eles criaram para outras aplicações.

  7. Pensei nisso ontem. Os falhanços que isso tem e ainda vai ter provávelmente. Isso serve para encontrar novas máterias no universo. A teoria de Einstein está errada já se sabe, é a melhor que temos até agora. A teoria das cordas é que parece conspiração mas é preciso loucura para se chegar a descobrir o inimaginável. A minha teoria vai para o teleporte uma de algumas das coisas que os fisicos presentes esperam alcançar. São muitos os objectivos. Acho sinceramente que isto ainda não está sobre o dominio do homem. Tenho receio das teorias que podem sair do LHC.

  8. Não comento o artigo inteiro, penso que seja desnecessário. Apenas comento a penúltima frase: bastava o dinheiro gasto na guerra do Iraque para quase irradiar com a fome no mundo. O dinheiro gasto em ciência é e será sempre bem vindo, senão nem sequer era possível escrever este texto, aqui e neste momento

  9. Não podia estar mais desacordo… Onde estaríamos se ainda vingasse a teria de que o Sol roda à volta da Terra?

  10. Pessoal eu sou professor de fisica quantica pela UNB ,e apesar de achar o maio empreendimento físico,sou a favor devido achar que eles querem usar as pequenas explosões como catalizadora de energia ou seja “produzir energia l00% limpa”,porém recentimente ocorreram terremotos no Hait e no Xile Além de terem atingido o litoral pernanbucano é claro em pouca escala.O quÊ isso tem à ver,ACREDITO QUE AS GRANDES OGIVAS DE MAGNITITA(IMÃ) junto com a enorme força de 99,99% da velocidade da luz em energia(e) podem ter despolarizado um total de 0,0003 da terra ja que foi constatado que durante o episodeo do hait a terra perdeu milesimos de segundo em sua rotação. o que me entrigou foi que só conseguiram obter sucesso na primeira explosão depois dos tremores terem parado . acho que abafaram esperaram a poeira se acentar para divulgarem ,assim não assumirem a culpa!

  11. Sinceramente, acho que não devemos comparar o dinheiro que é gasto para pesquisas científicas com o dinheiro que DEVERIA ser gasto para ajudar essas pessoas que passam fome e não têm onde morar.
    Essas pesquisas são muito importantes para talvez algum dia chegarmos à resposta daquela pergunta: “Quem somos? De onde viemos? Pra onde vamos?”.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. SEJA – Pinus » LHC – Conspiração, Ou Talvez Não.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*