A piada sobre o Liedson

Hoje aconteceu algo raro. Um jogador de futebol profissional mandou uma espetada bem elaborada sobre um acontecimento recente da selecção nacional. O Tomasson capitão da Dinamarca, próximo adversário de Portugal no apuramento para o já complicado Mundial de África do Sul disse que: “Portugal comprou Liedson ao Brasil”.

UFyHIjWNkzTCADrMlpuB

Uma declaração polémica neste momento é jogo, mas mesmo assim esta alfinetada não deixa de ser hilariante. Não me queria alongar muito sobre estes acontecimentos. Queria perguntar a todos vós o que acham da naturalização e consequente utilização do Liedson na selecção nacional.

Comentário pessoal: já encomendei a bandeira espanhola.

Foto via Henrique e fonte via Record.

14 Comments on A piada sobre o Liedson

  1. Na minha opinião, acho fascinante que num país xenófobo como Portugal tenha havido recentemente a abertura de mente suficiente por parte de algumas pessoas para aceitar aqueles que não tendo nascido cá, se naturalizaram portugueses.

  2. A Espanha também tem um brasileiro naturalizado, o Senna. Por isso, a partir de agora sou pela Argentina.
    Hoje por acaso ouvi uma coisa curiosa na rádio renascença, em que alguém a uns tempos disse, que Portugal era o Brasil da Europa. Realmente já não estamos muito longe disso, só já faltam 8 e depois podemos chamar a selecção AA Portuguesa de Brasil B.

  3. Não vejo qual é a “polémica” criada agora por causa do Liedson. Estão-se a esquecer que j+a lá está o Deco e o Pepe que também são Brasileiros naturalizados.

  4. @BlueEagle:

    A “polémica” existe apenas porque o Liedson é jogador do Sporting! Se fosse do FCP não havia polémica!!!
    Tal como referiste e bem, quer o Deco quer o Pepe são Brasileiros e jogam pela Selecção Nacional mas como foram ou eram jogadores do FCP quando passaram a jogar pela Selecção Nacional, os Portistas não se manifestaram!

    Abc a todos os Sportinguistas.

  5. Desde que o Liedson marque golos que garantam a vitória a Portugal é o que interessa.
    Se calhar se fosse o Cardozo ou o Saviola a naturalizarem-se já não havia tanta gente contrariada.

    Olha o Eusébio que também não é Português alguém se queixou? Era das ex colónias que antes pertenciam a Portugal, também são o Deco, Pepe e Liedson. Será que só se as colónias fossem de Portugal é que seriam bem vindos?

    Hoje em dia Selecção que é selecção tem metade da equipa que nasceu noutro país pá

  6. Eu não concordo. Apesar da lei os considerar portugueses, penso que a selecção deveria ter critérios mais rígidos para ser seleccionável, como ter vindo para Portugal com menos de 18 anos ou assim.

  7. Acho errado a utilização de jogadores naturalizados. Mas neste momento na Europa será difícil encontrar uma selecção que não tenha um jogador naturalizado, lembro da França de 1998….quantos franceses tinha?
    Não é uma questão de clubismos, apenas por sorte ainda não temos um jogador do SLB ou Braga.

  8. Muita gente fala da França, mas a verdade é que “desses” naturalizados também nós temos alguns, como o Bosingwa. Mas nesses casos eu não me oponho, pq esses viveram cá a vida toda desde crianças. Agora brasileiros que vieram para Portugal já “homens” e que só vieram pq queriam vir para a Europa e jogar no estrangeiro não concordo. Se o Brasil os tivesse convocado aposto que escolhiam logo o Brasil…

  9. a Marta Rebelo diz tudo. uma coisa é alguem com uma origem estrangeira viver em portugal durante bastante tempo e pedir nacionalidade e, um dia, ser jogador de futebol profissional e ser chamado à selecção A.

    Outra coisa é alguem q vive cá pq veio para cá trabalhar num clube de futebol e nacionalizar-se exclusivamente para poder jogar na selecção pq é mais facil do ir à procura de jogadores portugueses de qualidade (sendo eles naturalizados ou não).

    deixemo-nos de ser politicamente correctos. qq dia sao todos brasileiros, em todas as selecções…

  10. Concordo plenamente com o naotenhousername.

    é mesmo isso,jogar pela seleção devia ser uma honra de estar a representar um pais, viver nele, gostar de aqui estar.

    Agora, porque não tem lugar noutra seleção vai jogar na nossa, é horrivel.

  11. Olha, mal por mal ao menos joga numa posição que faz falta… médios temos de grande qualidade (porquê o Deco?), centrais também (porquê o Pepe). Mais, se por acaso voz faz confusão o facto de o Liédson aparentar ser mestiço e por consequência tipicamente brasileiro, olhem que o Bosingwa, o Miguel, o Bruno Alves, o Jorge Andrade (que infelizmente já não joga), o Costinha (que felizmente já não joga), o Nani, e até o Makukula (que espero não ver a jogar mais), têm todo o ar de serem tipicamente portugueses… tenham vergonha dos comentários. Ou fazem com que hajam critérios mais rigorosos, ou não façam comentários ridículos.

  12. Mas não há muito que discutir. Liedson não é português. Nunca deveria jogar pela nossa selecção. Ora vejamos. É um sonho de qualquer jogador português jogar pela sua nação. Algum português que jogue futebol por aqui e tenha o desejo de representar a selecção do Brasil?

    E há mais. Liedson só joga para se valorizar, uma pessoa que pisa solo português com 26 anos pela primeira vez e aos 31 diz que é português deve estar a brincar. Ele sempre manifestou o seu desejo de jogar pela selecção do Brasil, mas assim de repente diz que é português.

    Não sei porque formamos os jogadores e dizemos-lhe que de futuro terão de defender o seu país quando na verdade, nesse futuro não têm essa oportunidade e ainda vêm o seu país defendido por uns estrangeiros que nem falar português de portugal sabem.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*