Geforce GTX 295, um monstro no processamento gráfico

Depois de tempos em que a ATI por e simplesmente ultrapassou o processamento gráfico da Nvida, com o lançamento da nova série de gráficas GT200 a situação voltou-se a inverter. Actualmente a Geforce GTX 295 é sem grandes margens para dúvidas a mais rápida placa gráfica do mercado.

gtx-295

Esta possui dois processadores gráficos, com o dobro de núcleos, 240 em cada chip. Outro grande avanço foi a produção a 55 nm, contra os anteriores 65 nm. Com isto para além de ganhar um pouco mais de estabilidade, por atingir menores temperaturas também trouxe melhorias a nível de performance.

São 1 792 MB de memória DDR3, que lhe permitem grande margem de manobra para correr as mais pesadas e exigentes aplicações. Um sonho para qualquer fan de videojogos! De relembrar que este “brinquedo” vai exigir uma fonte de alimentação mais forte, a rondar os 700w de potência, e por isso mesmo a maioria dos computadores não estão preparados para ela. Esta pala além do slot pci express 16x também vai exigir um cabo de alimentação de seis pinos e outro de oito pinos.

card_powerconnectors

Se repararmos nas várias marcas que a comercializam, apercebemo-nos que a “carcaça” é igual em todas, só mudando as diferentes imagens referentes a cada marca. Isto devesse ao farto de esta placa gráfica ser um modelo de referência. Como já referi ao longo do artigo, a gráfica para além de atingir temperaturas relativamente inferiores aos modelos anteriores devido à produção a 55 nm também deve estas baixas temperaturas à sua boa carcaça e às suas boas fans (ventoinhas de refrigeração).

card_connectors

Outra novidade é a sua porta em HDMI, um tipo de ligação em alta definição. Como vem sendo habitual também esta gráfica tem duas portas DVI. Dependendo das diversas marcas que comercializam este modelo da Nvida, o preço ronda os 450€. (preços avaliados pela loja internacional Pixmania)

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*