Finalmente a fibra óptica chega em massa a Portugal

Como tem vindo a ser notícia muito badalada nos media já todos devem saber ou ouviram falar da fibra óptica que vai ser instalada em Portugal. A Portugal Telecom vai implementar uma rede de fibra óptica, que permitirá aceder à Internet a uma velocidade de 100 Mbps. A Portugal Telecom apresentou hoje a sua estratégia para a implementação de uma rede de fibra óptica, que permitirá o acesso à Internet a velocidades de 100 Mbps!

fibra-optica

Mas, o que é fibra óptica afinal?

Segundo o Wikipédia a fibra óptica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

Quais as suas vantagens?

Em Virtude das suas características, as fibras ópticas apresentam bastantes vantagens sobre os sistemas eléctricos:

  • Dimensões Reduzidas
  • Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
  • Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros.
  • Imunidade às interferências electromagnéticas;
  • Matéria-prima muito abundante;

Mais informações sobre a fibra óptica na página do Wikipédia.

Esta nova rede irá permitir a oferta de novos serviços Meo, nomeadamente múltiplos streams de imagens em alta definição, número ilimitado de televisores sem necessidade de haver uma set-top-box, bem como uma maior velocidade no acesso à Internet.

Neste momento, a PT tem já a decorrer uma fase de piloto técnico, e propõe-se atingir um milhão de casas com a nova infra-estrutura até ao final de 2009, através de mais de 50 mil quilómetros de fibra óptica.

A nova oferta de fibra da PT, disponível a partir de hoje, terá duas ofertas de triple-play. O Meo Fibra 20 Megas, disponibiliza 70 canais de TV, acesso à Internet a 20 Mbps e chamadas grátis das 21 às nove horas. O preço é de 49,90 euros (55,90 euros depois do período promocional de 12 meses). O segundo serviço é o Meo Fibra 100 Megas, com 100 canais de televisão, acesso à Internet de 100 Mbps e chamadas ilimitadas durante 24 horas. O preço promocional é de 64,90€ (após 12 meses será de 70,90€).

Mais informações sobre a instalação e cobertura de fibra óptica na sua zona residencial no site da televisão digital terrestre.

Mas com a crise que vivemos será viavel para a nossa economia um investimento desta envergadura? Será positivo para os consumidores terem  ao seu dispor uma rede de fibra óptica?

10 Comments on Finalmente a fibra óptica chega em massa a Portugal

  1. a Clix já tem esse serviço a funcionar em varias zonas do Porto, e nao sei se tb ter á em Lisboa 🙂

    Eu sou um dos clientes da Net a 100 Megas e é brutal :mrgreen:

  2. tenho vindo a acompanhar a evolução da fibra óptica em Portugal, espero que não fique pelo caminho,acho que não a portugal telecom não costuma deixar nada por fazer,
    Era assim no meu tempo e será assim no futuro, não percam o andamento.

  3. O MEO Fibra ainda não chegou à Lousã, estou farto de esperar e sem previsões.
    E eu além disso, nem MEO ADSL posso ter.

    A PT tem de trazer o MEO Fibra para a Lousã, há muitos clientes há espera.

  4. “Finalmente a fibra óptica chega em MASSA a Portugal” título e noticia de 2009
    Estamos em 2012 e fibra optica nem vela na minha zona!!! Titulo mesmo à tuga lol!!!
    em massa??? onde?? em lisboa?? só se for!!!

  5. Realmente.. Em massa nao sei aonde.. Moro perto de Viseu e zero.. Aposto que nem 20% dos portugueses teem possibilidade de instalar fibra em casa. Contudo andem la com isso! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*