SMS melhoram linguagem das crianças? Será?

Hoje a exame informática tem no seu conhecido website uma notícia caricata, que não posso deixar de comentar, porque no meu ver é totalmente o contrario que acontece.

nokia-n78-sms

Um estudo britânico mostra que a “linguagem” por SMS pode estar a ajudar a desenvolver as capacidades linguísticas das crianças.

Mas até que ponto isto não é mentira? Será que começar desde criança a aprender linguagem “da moda” ao enviar sms cheios de abreviaturas, e muitos xx, k’as ou outras coisas ajuda a desenvolver as capacidades linguísticas? Tenho as minhas dúvidas…

Abreviaturas, contracções e siglas não convencionais são utilizadas diariamente no envio de SMS. Um estudo conduzido por Beverly Plester, da Universidade de Coventry, no Reino Unido conclui que as crianças são expostas a uma variedade cada vez maior de termos e expressões, melhorando as suas capacidades linguísticas.

O estudo foi realizado junto de 88 crianças, entre os dez e os 12 anos, a quem foi pedido que descrevessem dez cenários diferentes, recorrendo à “linguagem SMS”, noticia o DailyTech. As crianças que utilizavam SMS diariamente mostraram ter um vocabulário mais rico e sabiam a forma correcta das palavras que estavam a abreviar.

Até a amostra é ridícula, a meu ver 88 crianças é um número demasiado pequeno…

3 Comments on SMS melhoram linguagem das crianças? Será?

  1. Eu penso que isso é estupido.. pelo simples fa(c)to de cada vez que aparecerem palavras como ajeitar as pessoas não sabem se se escreve com “j” ou “g” e entao metem simplesmente um “x”

  2. Eu axo k nox, ox adolexentex uxamox exta linguagem pk dmora menx tempo a xcrever, n prexixamox d tdx ax letrax nem axentx.

    em algunx caxox nóx tiramx tdax ax vogaix dax palavrax:
    Ex:
    consigo=cnsg

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*