“O regresso da economia da depressão e a crise actual”

Todos nós sabemos que Portugal e o Mundo está passando por uma crise económica, que está afectando a carteira de todos nós.

Venho aqui apresentar um livro que me levantou um certo interesse para poder ultrapassar está crise, livro esse que se chama  “O regresso da economia da depressão e a crise actual”, de Paul Krugman (vencedor do Prémio Nobel da economia em 2008), uma obra que inclui reflexões sobre a crise actual e aponta soluções indispensáveis.

livro_regresso_economia_da:depressao

Sinopse:

Paul Krugman, consagrado em 2008 com o Prémio Nobel da Economia, escreveu a presente obra em 1999, com o título The Return of Depression Economics. Volvidos nove anos e face ao panorama económico mundial, o ilustre professor de economia considerou imprescindível actualizar o que já se tinha tornado um clássico e introduzir alterações mais próximas da realidade. Através de uma edição revista e actualizada, o leitor tem assim acesso a uma visão esclarecida e panorâmica, sustentada em múltiplos e diversificados exemplos a partir de um vasto leque de dados informativos. Krugman, com as ferramentas que possui, contextualiza o problema, tira-lhe uma radiografia e por fim, apresenta uma solução para a sua erradicação. Uma das constatações mais impressionantes do Nobel consolida-se na sua afirmação de que é possível originar-se uma depressão, mesmo quando a economia se apresenta sólida. Para que possamos ultrapassar o flagelo, o livro indica o caminho a seguir para controlar os efeitos da crise, evitar uma recessão ainda mais profunda e regenerar a economia mundial. Traçando um paralelismo entre a crise actual e a Grande Depressão dos anos 30, do século XX, o autor termina por explicar o que entende por Economia de Depressão e analisa as diversas atitudes possíveis face à crise, estabelecendo um conjunto de recomendações para a ultrapassar, tais como “ajudar os pobres”, “proteger os ricos” e não ser dominado pelo “orgulho e preconceito”.

Críticas de imprensa:

«Uma explicação clara de como as economias funcionam, crescem, têm problemas e, espera-se, como os resolvem. Krugman consegue isto com uma graciosidade e um estilo naturais.»
Business Week

«Mestre na apresentação de ideias complexas através de parábolas e analogias simples e, por vezes, extravagantes, Krugman faz com que as análises sérias se leiam de forma divertida.»
Foreign Affairs

«O Regresso da Economia da Depressão e a Crise Actual é mais um testemunho intemporal da capacidade de Krugman para ler e interpretar os sinais da actual economia global.»
Amazon review

«Krugman não é apenas um autor claro na exposição que faz dos assuntos; é um autor que vale a pena compreender.»
Reed Business Information, Inc.

«Excelente… ler o que Krugman escreve acerca da história da economia das últimas décadas é intrigante e agradável ao mesmo tempo.»
New York Times Book Review

Autor:
Paul  Krugman

Paul Krugman foi laureado com o Nobel da Economia em 2008. É professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade de Princeton. Colabora como colunista para o The New York Times e é autor de mais de uma vintena de livros na área da Economia.

Livro esse lançado a 17/02/2009 pela Editorial Presença.

Onde poderá ser adquirido na WOOK, por 13,50€.

1 Comment on “O regresso da economia da depressão e a crise actual”

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*