Píxel

Píxel (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor.

Píxel

De uma forma mais simples, um píxel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de píxeis formam a imagem inteira.

Num monitor colorido cada píxel é composto por um conjunto de 3 pontos:  vermelho, verde e azul. (RGB – Red, Green e Blue).

Número de bits por píxel

Para determinar o tamanho de uma imagem, é necessário incluir também, na sua resolução, a cor e o brilho da imagem.

Quanto maior for a quantidade de cores ou de tons de cinza por píxel, maior será a variedade de tons e a qualidade de impressão visual. Cada píxel é representado, em memória, por um número de bits, que varia de acordo com o número de cores e de tons de cinza definido para uma determinada imagem. Este valor é definido pela profundidade do píxel (profundidade de cor ou profundidade da amplitude) e representa a quantidade de informação em bits por cada píxel.

Relação entre o número de bits e o número de cores que podem ser utilizadas

Profundidade do píxel (N.º bits) | N.º de cores produzidas | Modelo de cores

  • 1 Bit  = 2 Cores = Preto e branco;
  • 8 Bits = 256 Cores = Escala de cinzas ou cores de 8 bits;
  • 16 Bits = 65 536 (Hight color) = Cores de 16 bits;
  • 24 Bits = 16 777 216 (True Color) = Cores de 24 bits
  • 32 Bits = 4 294 967 296

Resumindo: O Píxel é a menor unidade de uma Imagem, e quanto maior for o número de píxeis, melhor a resolução que a imagem terá.

in nyzux.net

1 Comment on Píxel

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*