Correr molha mais que ficar parado na chuva

Vi um artigo interessante num site que gostava de reproduzir aqui. Talvez esteja a colocar isto online porque acabei de apanhar uma molha daquelas. E fui parvo e comecei a correr, agora quando começar a chover talvez seja uma boa ideia ou levar guarda-chuva ou avaliar como está a chuva para saber se vale a pena ou não começar a correr. Correr pode molhar bem mais uma pessoa que pretenda fugir da chuva.

chuva

A primeira reação que se tem quando começa a chover é sair correndo para não se molhar, ou, pelo menos, se molhar o mínimo possível. Mas, dependendo do tipo de chuva, essa pode não ser a melhor opção.

Considerando-se que a quantidade de chuva que cai não se altera, segundo o professor de Física Bassam Ferdinian, se a chuva estiver caindo em sentido perpendicular ao chão, não importa se a pessoa está parada, andando ou caminhando. Ela vai se molhar da mesma forma. Agora, se a chuva estiver caindo de forma inclinada, quando a pessoa corre, ela se molha mais rapidamente.

“Se a pessoa correr, vai receber mais água porque a vazão é o resultado da área multiplicada pela velocidade. Quando se corre, a velocidade relativa aumenta, então, a vazão de água aumenta e a pessoa se molha mais”, explicou o professor. Notícia.

9 Comments on Correr molha mais que ficar parado na chuva

  1. “Se a pessoa correr, vai receber mais água porque a vazão é o resultado da área multiplicada pela velocidade” Essa equação está incompleta, falta o factor tempo de exposição. Se fores do ponto A ao ponto B em 1 minuto molhas-te mais do que se fores em 1 segundo, independentemente da inclinação da chuva. Ou seja, a correr molhas-te menos. E não precisas ser cientista para comprovar isso.

  2. @Domingos Paciência,
    Este é um portal de informação bloguística, no fundo reúne inúmeros editores e falar dos mais diversos temas. É nosso principal objectivo fazer passar sempre uma opinião pessoal por cada artigo que publicamos.

    Pois se não assim fosse, este site deixava de ser um blog, e passava a algo parecido com um jornal, uma forte noticiosa que apenas fazia copy/paste das mais diversas fontes informativas.

    Pense nisso 😉

  3. Os caçadores de mitos testaram isto e a primeira conclusão foi esta, mas depois na segunda vez já concluíram o contrário. E parece que a segunda era mesmo a correcta, ou seja, quando está a chover é melhor correr do que andar ou ficar parado.

  4. Independentemente de ficar mais ou menos molhado, conheço um ditado alentejano que se aplica à situação: “se for a correr, chego cansado e molhado; se for a andar chego apenas molhado”. É por isso que nunca corro à chuva.

  5. Tem que ser analisado tambem em que sentido a chuva irá cair, tolice de quem corre na chuva em uma vazão vertical contra ela…. tem que ser analisado isso tambem…….

  6. Já discuti duas vezes essa questão e ninguem me convenceu do contrário. Acredito mesmo que quando nossas mães dizem “ligeiro pra nao se molhar muito” elas estão certas. Dá pra imaginar que numa chuva devemos andar devagar para nos molharmos menos?

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*