Trolha robótico

A propósito do elevador para o espaço lembrei-me dum artigo que li algures, há já algum tempo, sobre umas possíveis “impressoras” robots capazes de imprimir edifícios, uma espécie de trolha robótico.

Guardei apontamento no meu “baú” e pelas anotações guardadas, estas impressoras robots poderão muito bem ser capazes de “imprimir” edifícios, numa questão de horas, usando conceitos semelhantes às impressoras de protótipos 3D, usando cimento e demais materiais, inclusive sendo capazes de tratar de canalizações e infraestrutura eléctricas à medida que vão construindo.

Para além da economia em mão de obra, de salientar a possibilidade de construção de casas com linhas mais arrojadas, uma vez que passa a ser muito mais simples conceber habitações com formas arredondadas e sem as tradicionais paredes a 90º – bastando desenhar no computador que depois é executado sem reclamações… pelo “trolha robótico”.

Claro que a NASA também ficou interessada no conceito que poderá ser usado no futuro, para automatizar a construção de bases na Lua e Marte.

E por cá, pela Terra? Será que tal “trolha” irá revolucionar a construção?

Sobretudo em termos de custos, virão estes a ser favoráveis ao consumidor final e será que tal tecnologia alguma vez irá contribuir para que a população global tenha direito a viver condignamente? E o que acontecerá a milhões de trabalhadores que ficarão no desemprego?

Irão colonizar a Lua e Marte… talvez! Uma coisa eu sei, tem-se gasto biliões, ou triliões,  na “conquista do espaço” e nem um décimo se gasta na terra de forma a acabar-se com a fome, a doença e a miséria! É pena!

3 Comments on Trolha robótico

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*