Estranha patente registada pela Google

Sim, sei que a maior parte das patentes são algo estranho que muitas vezes não conseguimos decifrar. Mas vejamos esta recente patente registada por parte da Google. Ao que tudo indica esta patente será um prototipo de um servidor (data center) no meio do oceano. Se alguém conseguir decifrar melhor e quiser dar a sua opinião sobre esta patente faça o favor de escrever algo na zona de comentários.

patente-google

Pelo que podemos ver a ideia será conseguir produzir energia suficiente para alimentar o data center e como este ficará situado no mar, onde a temperatura é muito baixa, fazer o completo arrefecimento do sistema.

Diria que a ideia não está mal pensada, mas no mar, os perigos são sempre superiores aos da terra, pode ser uma grande onde e inundar o sistema, ou até a completa manutenção fique dispendiosa se este ficar muito longe da terra.

6 Comments on Estranha patente registada pela Google

  1. A figura acima não me revela muuuitos detalhes, mas vale lembrar que alguns meses atrás a Google revelou que ia catalogar o fundo do mar para adicionar ao Maps, e teria a ajuda de algumas dezenas de navios auto-suficientes pra tirar as imagens.

    Pra mim tem algo a ver com isso.

  2. O Google tem vindo a estudar a possibilidade de mover os seus datacenters para alto mar há algum tempo (no joke). A ideia é a de usar o espaço à beira-mar (metro-quadrado muito mais barato do que uma localização em terra), a água do mar para arrefecimento barato e renovável dos servidores, e possivelmente a energia das ondas não para manter o datacenter todo, mas para contribuir para parte do consumo.

  3. Nao me estranha, imagino que eles tenham patentes ainda mais estranhas, mas temos de ver que por vezes eles ganham mais pela publicidade do que pela patente em si. Trabalhei com bastantes empresas que fazem publicidade desta forma. Inovacao e escandalo funcionam bem. Se a minha experiencia nesta area nao engana, o google vai nos espantar ainda mais este ano do que em todos os anos passados, catalogar o mar e interessante, mas eles tambem pretendem catalogar as estrelas, espaco universo etc… Nao acreditam?

    N Lopes

    http://www.nlopes.com

    http://seo-how-to-optimization.blogspot.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*