Apple Prepara Ultra-Portátil

Jim Goldman, respeitado colunista site CNBC, escreveu ontem um artigo com o título “Novos produtos da Apple, incluindo “Super Laptop”; Jim afirma que fontes confiáveis lhe informaram que a Apple está trabalhando para anunciar, ainda na próxima Mac World Exposition (14 a 18 de janeiro de 2008, em São Francisco), um modelo de notebook ultra-portátil, com tela de 12 polegadas, que teria mais capacidade de processamento e seria duas vezes mais fino e mais leve do que os MacBook Pro.

Apple - MacBook

Ainda segundo a CNBC, o novo notebook utilizaria memória flash (também chamada de HD de estado sólido) no lugar de HDs convencionais, e custaria à volta de 1070€ aproximadamente. O autor do artigo afirma ter contactado a Apple, que respondeu que “não comenta sobre rumores”.

A notícia repercutiu em diversos sites relevantes, como o Cnet, a ComputerWorld e a PCWorld (amostra de como os lançamentos da Apple são sempre bastante aguardados). De acordo com esse artigo da ZDnet, o lançamento de um subnotebook seria uma boa estratégia da Apple, pois viria suprir uma lacuna em seu cardápio de produtos: hoje, os menores MacBooks têm tela de 13 polegadas, e os que precisarem de maior capacidade de processamento têm que recorrer aos MacBooks Pro, que têm tela de 15 ou 17 polegadas.

Segundo esse outro artigo da Wired, a Apple, para oferecer um novo ultra-portátil ultra-potente, teria firmado um acordo com a Intel, e seria a primeira a oferecer notebooks com os novos chips Penryn, os primeiros produzidos com tecnologia de 45 nm; esses novos chips são mais rápidos e consomem menos energia do que os atuais chips de 65 nm, o que permitira à Apple lançar um notebook mais rápido e mais compacto.

A Apple quebraria assim a tradição de ser retardatária no lançamento de novos chips (ela lançou seu primeiro notebook com plataforma Santa Rosa um mês após os concorrentes) e apresentaria, de acordo com a Wired, o novo Macbook no MacWorld 2008; é justamente a data apontada pela CNBC.

3 Comments on Apple Prepara Ultra-Portátil

  1. versão nova do macbook air?

    sem querer ser chato, “confiáveis” já não se usa muito. diz-se “fiáveis”, apesar de hoje em dia se ver a primeira em muito lado, por causa do msn e das “traduções” para português do brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*