Mais processamento no esperado Mac OS X Snow Leopard

O próximo sistema operativo da Apple, o Mac OS X Snow Leopard, deverá ser apresentado já na próxima MacWord, em Janeiro de 2009. A grande novidade será o melhor aproveitamento dos processadores existentes na máquina.

snow_leopard

Segundo uma notícia do The Guardian, alguns parceiros de desenvolvimento da Apple estão a ser informados que o Snow Leopard vai ser lançado antes do esperado e até deverá marcar presença no próximo MacWorld.

A grande novidade tecnológica será o melhor aproveitamento da capacidade de dos processadores existentes nos Macintosh. Quer sejam processadores centrais (CPUs), quer sejam os processadores gráficos (GPUs). Para os primeiros, o Snow Leopard incluirá um sistema denominado Grand Central, que será capaz de aproveitar melhor as capacidades dos GPUs Intel Core 2 que equipam os Macs.

apple-osx-leopard

Mas a característica mais inovadora será o OpenCL que, basicamente, utilizará os ciclos de processamento livres dos GPUs para acelerar qualquer tipo de software. Se este rumor se vier a comprovar, o próximo Mac OS X será o primeiro sistema operativo a tornar “transparente” para as aplicações a utilização dos GPUs. Recorde-se que tanto a Nvidia como a AMD/ATI já oferecem tecnologia de processamento generalista nos GPUs, mas o aproveitamento dos chips exigem sempre que a tecnologia seja implementada pelos produtores do software.

A migração do processamento (ou parte dele) dos CPUs para os GPUs é considerando por muitos o próximo “Ovo de Colombo” dos computadores pessoais, já que os modernos GPUs têm uma capacidade de processamento potencial muito superior à disponibilizada pelos CPUs. Ou seja, o OpenCL cumprir as promessas, o Snow Leopard poderá conduzir a um grande aumento de desempenho nos Macintosh, in ExameInformática.

1 Comment on Mais processamento no esperado Mac OS X Snow Leopard

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*