Coldplay acusados de plágio

Esta semana ouvi uma notícia que deixou-me intrigado.

Os Coldplay, uma das bandas mais conhecidas da actualidade, foram processados por Joe Satriani, um dos mais prestigiados guitarristas do momento.

Joe Satriani processou a banda britânica acusando-a de plagiar o seu tema “If I Could Fly”. Segundo Satriani, o recente sucesso “Viva la Vida” dos Coldplay contém “substanciais partes do original”.

A queixa foi entregue no tribunal federal de Los Angeles aguardando “todo e qualquer benefício” a que tem direito por ver violados os seus supostos direitos de autor.

Note-se que o álbum dos Coldplay lançado em Junho entrou directamente para o primeiro lugar do top de vendas em Portugal, na passada semana os Coldplay foram nomeados para os Grammys por sete vezes, entre as nomeações está o tema em causa, “Viva la Vida”.

Entretanto o vocalista dos Coldplay, Chris Martin já negou todas as acusações e garantiu em entrevista à rádio que as semelhanças entre as músicas são apenas coincidências, referindo-se a Satriani como um “músico fantástico”.

Deixo-vos o vídeo com a comparação das músicas, digam de vossa justiça.

Apesar de fã dos Coldplay não consigo deixar de pensar que são coincidências a mais,vou continuar atento ao desfecho deste caso.

E vocês o que acham?

Terão os Coldplay plagiado o tema de Joe Satriani ou o mundo da música é mesmo assim, propicio a coincidências?

in Expresso e JB Online

7 Comments on Coldplay acusados de plágio

  1. Pois… eu tb adoro Coldplay…
    esta noticia deixa-me um pouco confuso…
    pena existir esta confusão porque uma junção entre os 2 seria fantástica…
    bora mandar a proposta para se juntarem 😉
    abraço ao pessoal do glob PT..custumo frequentar e n comentar..mas vá desta vez decidi deixar aqui algo…e em especial um abraço ao Tiago_C k tb faz parte do staff 😉

  2. Já sabia disto há umas semanas.
    É óbvio que foi inspirado no tema do Satriani – melodia e tempos iguais não surgem duas vezes na cabeça de um músico. Era como ganhar o euromilhões duas vezes com a mesma chave.

    Agora, plágio? Primeiro é preciso definir plágio.

    Não vejo/dou muita importância ao assunto.

  3. Tenho de admitir, adoro os coldplay e os seus trabalhos, mas em contra partida, acho o seu tema muito parecido com o tema “If I Could Fly”.

    Enfim, a ser verdade acho que não existia necessidade de fazer isto…

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*