Apple aconselha uso de antivírus nos Mac

Pelos vistos o mito de que a plataforma Mac é imune a vírus está a ser derrubado e é pela própria Apple. A empresa recomendou no site oficial a instalação de um programa antivírus nas suas máquinas.

Discretamente, um tópico sobre o uso de antivírus foi inserido no site de suporte ao Mac OS a 21 de Novembro. “A Apple encoraja o uso abrangente de múltiplos antivírus”, diz um trecho do texto. Como sugestões, a empresa refere o VirusBarrier X5, o Norton Anti-Virus 11 para Macintosh e o McAfee VirusScan para Mac.

Durante muito tempo, os produtos da Apple foram considerados blindados contra hackers, já que a plataforma Windows era o alvo principal dos ataques. Porém, com a crescente adopção da plataforma Mac, a própria empresa reconhece a necessidade de os utilizadores se protegerem das ameaças encontradas online. Uma das explicações possíveis é que os perigos estão cada vez menos focadas em falhas no sistema operativo e mais em falhas em aplicações e browsers – que são independentes da plataforma.

A minha sugestão para os Mac users é procurar um bom anti-vírus. 😉

in Exame Informática

5 Comments on Apple aconselha uso de antivírus nos Mac

  1. Alguém devia fazer jus ao seu nome. 👿
    De facto a Apple já veio a desmentir essa afirmação.
    Não é de admirar, não é nada positivo para a Apple admitir que o Mac também é susceptível a ataques piratas e viroses…

  2. nao é nada disso, simplesmente a ideia é evitar a proliferação desses “bichos”. que eu saiba não existem virus para mac e só se um utilizador quiser é q instala um programa “malicioso”. passa-se o mesmo com o linux e outros sistemas “*nix-based”. os antivirus que têm são para limpar o lixo que vem dos pcs com windows.
    neste mundo o problema é mais os rootkits do que os virus.

  3. Sim, ja foi retirado.
    http://abertoatedemadrugada.com/2008/12/apple-retira-recomendacao-de-antivirus.html

    No entanto, como já foi dito… esta sugestao até podem fazer sentido, para evitar que alguém instale um “malware” qualquer pensando que é um programa válido.
    No entanto, para isso bastaria fazer um scan apenas quando se está a instalar algo – e não estar a correr continuamente um processo que esteja sempre a verificar tudo o que se lê/escreve no disco.

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. windows » Blog Archive » Apple aconselha uso de antivírus nos Mac
  2. mac » Blog Archive » Apple aconselha uso de antivírus nos Mac

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*