Video dos Contemporâneos lança polémica

Muito se fala da liberdade de expressão, no entanto na hora de manter esse ideal surgem os primeiros passos para a censura.

Estou-me a referir à queixa que a ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) recebeu por causa de um sketch dos contemporâneos que reproduzia um casamento cigano gay.

A Presidente a ACIDI, Rosário Farmhouse, revelou na conferência da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que recebeu queixas em relação ao “humor que passou na Quinta-Feira num canal, que brincava com as comunidades”. Rosário Farmhouse criticou ainda os media e alertou para o facto de estes, muitas vezes, “criarem estereótipos”.

Apesar de não referir-se directamente ao programa ou canal em questão, é óbvio que referia-se ao Contemporâneos, pois foi o único programa de humor que passou na Quinta-Feira, na RTP, que brincava com comunidades.

No vídeo podemos ver cenas de um casamento gay entre ciganos, protagonizado por Dinarte Branco e Manuel Marques.

No sketch o humorista Bruno Nogueira fez de Joaquín Cortés, dançando em cima da mesa da boda.

Bruno Nogueira, já fez saber que não estava à espera desta reacção, o humorista frisa que “o objectivo nunca é denegrir, mas sim que toda a gente se divirta… até os próprios visados”.

“Se tivéssemos algum preconceito, a maneira mais interessante para o demonstrar não seria, com certeza, num programa da estação pública às 22.00”, concluiu.

Sinceramente, não sei qual o mal, ainda durante a semana passada vi o Quaresma fazer o que fez no jogo com a Albânia mas ninguém fez queixa à ACIDI.

Acho que já é tempo de acabarmos com este tipo de pieguices e acordarmos para a realidade, não é com censuras que se vive a democracia, e a comunidade cigana se não quer ser causa de sketch humorísticos talvez devesse repensar alguns dos seus comportamentos.

ATENÇÃO! Não tenho nada contra outras étnias, entre as quais a cigana, mas a verdade é que a comunidade cigana nos últimos tempos não tem feito muito para que a sua imagem seja beneficiada.

De qualquer forma o que eu sei é que à conta do vídeo já me diverti imenso.

São Gays… São Belos… São Ciganos…São Lelos

Bom Domingo! :mrgreen:

in DN Online

2 Comments on Video dos Contemporâneos lança polémica

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. São gays simples Contemporâneos : Ui Tão Boas

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*