«chip» nas matrículas dos automóveis?

O Governo criou um grupo de trabalho para estudar a hipótese de colocar um «chip» nas matrículas dos automóveis. Segundo o Expresso de hoje, a concretizar-se, o artefacto funcionará como um identificador que permitirá solucionar vários problemas de uma só vez.

[poll id=”15″]

Entre as vantagens desta tecnologia está a cobrança de portagens nas auto- estradas, nomeadamente naquelas que não estão preparadas para receber portagens físicas (Scut), e o controlo de velocidade por parte da polícia.

O Governo não avança prazos, mas garante que a medida está a ser equacionada como alternativa séria aos actuais sistemas de controlo de tráfego.

Claro, trará mais segurança a Portugal, bem necessita, pois nestes tempos a criminalidade violenta tem disparado em flecha! in diário digital

15 Comments on «chip» nas matrículas dos automóveis?

  1. Só espero é que o “chip” resolva problemas, como os “enganos” que muito têm acontecido em Portugal, por exemplo casos de pessoas que recebem multas exuberantes para pagar por excesso de velocidade numa via onde nunca circularam. 😐

  2. Pois lembro me de uma noticia que deu no nós por cá de um tractor agrícola a ser multado por ter passado em excesso de velocidade na auto estrada…

    Só visto…

  3. Isto quando se fala de chips é muito bonito, temos que ver que não é só colocar o chip e tá a andar. A questão da segurança e a privacidade das pessoas deve levada em conta e garantida. É que um individuo com conhecimentos mais aprofundados num sistema em que a segurança foi implementada as 3 pancadas pode tirar um enorme partido da coisa.

    Claro que esta tecnologia trás uma serie de vantagens, desde a facilidade de cobrança de portagens a monitorização e controlo do fluxo de tráfego e quem sabe como “caixa negra” em caso de acidentes para além de outras possíveis coisas.

    Esta é uma daquelas ideias muito boas, mas que quando implementadas sem o devido cuidado só dão raia…

  4. Não sei se os portugueses já se aperceberam, mas isto é mais uma das manobras deste “exemplar” governo para sacar cada vez mais e com maior facilidade dinheiro às pessoas. Só espero que o fabricante dos chips não seja um membro do governo, pois vamos começar a pagar já por aí. Rapidamente vão seguir-se as portagens e qualquer dia, pagamos para ter o carro estacionado na garagem de casa, isto sem falar nas questões de ética e privacidade que toda esta questão comporta. Porém, estou certo de que uma grade parte das pessoas vão querer ser as primeiras a comprar o seu chipzinho logo que este esteja disponível. Provavelmente os portugueses têm o que merecem.

  5. Isto do chip é uma desgraça Á conta destas modernices estão a nos tirar uma certa liberdade.
    também tem que haver uma certa tolerancia porque não somos todos iguais,nem temos todos o mesmo nivel de vida, todos sabem como a vida está muito dificil, e isto ainda vem piorar mais.

  6. se o governo quer obrigar nos os portugueses a meter chip de matricula entao que pague o valor dos chip,s, pois nós estamos fartos de ser roubados a descarada e ninguem nada faz por nós, politica devia ser toda irradáda da dita democracia

  7. Expliquem-me as vantagens ?!?!?!?….

    NENHUMAS !!!…

    Vai apenas servir para encher o CU de mais uns amigos dos governantes que conseguiram o alvara para fabricar esses dispoditivozitos !!! a 15 Euros cada !!!

    ROUBO !!!
    LADRÕES !!!
    VERGONHA !!!

  8. ➡ Concordo com tudo que seja para nossa segurança, porque será que falamos sempre na nossa privacidade, (quem não deve não teme) até deviam por camaras de filmar por tudo quanto é sitio, talvez se visse menos roubos e corrupção, mas neste caso os governos tambem não ajudam muito, seriam descobertos mais rapidamente.

  9. Vergolha!!!
    Quem ganha com isto ja repararam ?
    ESTADO E A BRISA…( quem consecionar a auto-estrada).
    e nós o povinho é que pagamos
    enquanto a brisa se desfaz das infra-estruturas e empregados nas portagens , nós é so passar e pagar,
    quanto a erros de dados vão aumentar e em muito.
    SAO SEMPRE OS MESMOS A COMER!!!!

  10. Não sei se sabem, mas nos 6 primeiros meses o chip vai ser instalado de graça, por isso vai se o Governo a pagar a instalação e não “nós”.
    Tão para aí a dizer que o governo vai encher os bolsos com isto e não é bem assim. Só vai pagar quem for instalar os chips passado esses 6 meses. . .

    (Acho muito bem que falem nestes blogs sobre este assunto, mas antes de falarem seria melhor se se informacem

  11. É impressionante que só falam da Brisa. Não tenho relação nenhuma com eles, de qualquer forma há mais concessionárias… não batam sempre no mesmo, até porque se repararem, ultimamente têm lançado notícias bem interessantes no domínio da tecnologia e segurança. Aquilo que pagamos também serve para isso!!!

  12. Eu acho piada a todos vocês que dizem que é de graça, e como tal, vamos aproveitar, vamos continuar a encher o cú de todos os que lucram com as auto-estradas, pois no final de contas, eles é que vão deixar de pagar ordenados aos funcionários das portagens, sim porque não me parece que lhes vão arranjar novos empregos.
    Em tempo de crise, penso que só vai contribuir para o desemprego.
    No que depender de mim se for obrigatório tenho mais é que cumprir a lei.
    Para além do chip no cão, também vou ter chip no carro hehe, será que se o meu carro ficar “nervoso” também leva choques electricos?
    É uma palhaçada, fala-se de a policia também controlar os veiculos através do chip, estou mesmo a ver, o senhor agente da autoridade sentadinho no seu carro em 2ª fila a apontar uma maquineta qualquer para o carro e a multa-lo. Então agora até os agentes da PSP vão ficar gordos como alguns da GNR.
    Com todo o respeito, ide para a puta que vos pariu!!!!!!

  13. Os agentes da autoridade cumprem as leis e regulamentos que lhes
    são impostos pelos governos. Óbviamente que não concordo com o tal chip porque, conforme já foi opinado aqui, sujeitamo-nos a erros e abusos
    e alguma perda de privacidade. As questõies de segurança do cidadão
    s~qao por isso discutiveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*