Google com pesquisas personalizadas

Aos poucos, os resultados das buscas efectuadas no Google passam a utilizar novos algoritmos personalizáveis por cada utilizador. É difícil, hoje em dia, fazer duas duas pesquisas iguais em diferentes computadores e esperar os mesmos resultados, pois isso irá depender da localização e e estar ou não a usar uma conta Google.

A gigante implementou recentemente um novo recurso no seu serviço de Web Search para detalhar e transparecer mais os recursos de personalização utilizados pela mesma. A partir dos próximos dias, os utilizadores verão uma mensagem no canto superior direito do resultado das suas buscas, com a indicação de qual personalização esta a usar.

Clicando em “More details” (”Mais detalhes”), o utilizador terá acesso a mais informações sobre as alterações sofridas em sua lista de resultados, com base em,

  • Localização – O Google identifica a localização aproximada do utilizador pelo IP da conexão e, a partir daí, personaliza os resultados. O utilizador pode a qualquer momento determinar outra localização, bastando reconfigurar a cidade e/ou endereço nas preferências da sua conta do Google. A informação serve não apenas para personalizar os resultados de buscas, mas também para melhorar a experiência do utilizador noutros serviços Google, como o Google Maps.
  • Buscas recentes – O Google leva hoje em consideração buscas recentes realizadas pelos utilizadores para gerar os resultados da sua próxima busca. Isso permite-lhe contextualizar melhor a intenção do utilizador para encontrar o que realmente procura, esteja este logado ou não. Para viabilizar este recurso de personalização, a última busca no Google é sempre mantida no navegador do utilizador por um tempo limitado, ou até que o browser seja fechado.
  • Histórico da web – Utilizadores logados no Google que utilizem o recurso de Web History podem beneficiam de uma ainda maior personalização dos seus resultados, com base em todo o histórico de pesquisas registado nos servidores do Google. Sempre que quiser, a pessoa pode sair da sua conta do Google e realizar pesquisas sem que tais informações interfiram nos seus resultados, é claro.

Mais uns bons recursos deste grande Google, que a cada dia que passa faz tudo para agradar aos seus utilizadores. Esta é mais uma personalização de lhe tirar o chapéu!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*