Os escolhidos

Somos cerca de cinco mil pessoas em Portugal, mais de um milhão no Mundo. Sim estou a falar da amiga que entra sem avisar na vida de muitas pessoas, comprometendo-lhe a mesma. Esclerose múltipla, para quem quiser um nome mais técnico e “agressivo” é também conhecida como doença desmielizante crónica.

Uma doença sem causas nem cura… Apesar de agora já existirem diversos tratamentos que tentam reduzir a progressão da doença, baseados nos interferons beta 1b, que em muitos casos consegue mesmo obter a estabilização, o que é muito bom!

Ainda sem se saber porque o sistema imunitário das pessoas afectas por esta doença acata a mealina, substância que reveste as fibras nervosas, presentes no sistema nervoso central e periférico, comprometendo desta forma as funções das zonas afectadas.

Progressiva, imprevisível; deixando muitas das vezes os seus doentes em estados de ansiedade, depressão entre outras complicações nervosas. Mas apesar de tudo, os doentes devem manter uma postura sólida, sorrindo para a vida mesmo quando esta mostra a sua escura faceta.

Parece mau, e sim tenho que admitir que para um jovem de 16 anos como eu, que nunca demonstrou qualquer complicação de saúde é um pouco difícil de aceitar. Mas à que ver as coisas de uma outra forma, olhando para trás, e observando quantas pessoas estão em pior situação que nós…

Porque apesar de crónica, 80% dos doentes afectados conseguem levar uma vida relativamente normal, apenas com algumas precauções e claro continuando a tomar as medicações.

As perspectivas para o futuro são promissoras, muitos já avançam que em breve a cura da EM será uma realidade. Muitos testes têm obtido resultados promissores na cura das lesões provocadas pela mesma. Em 2010 vão ser introduzidos novos medicamentos no mercado, com melhores resultados na regressão da doença, comparativamente com os actuais.

Com tudo isto só tenho a dizer que não podemos desistir, temos de continuar a lutar, continuar as novas vidas, e sempre, SEMPRE com um sorriso na cara.

Porque não ver ser menos que ninguém por ter esclerose múltipla!

13 Comments on Os escolhidos

  1. È uma doença grave e que o doente deve lutar contra ela, porém essa luta não tem que ser uma luta solitária, e é para isso que servem os amigos e conhecidos…ajudar a lutar contra a doença nem que seja com palavras de conforto… e é para isso que estou aqui.

  2. 😕 🙁 Tiago louvo a tua atitude e é assim mesmo, temos k ser optimistas!! De resto faço minhas as palavras do wallace e do Rúben M.
    Um abraço

  3. Já no passado tinha visto o teu post em que indicavas estar com problemas, e por momentos “rezei” para que não fosse isso. Enfim, no entanto e dado que foste um “escolhido” apenas te posso aconselhar para teres uma atitude positiva e vontade de ultrapassar os obstáculos que vais sentir.

    Infelizmente tenho uma mãe com 56 anos que neste momento já (quase) não consegue andar. Contudo, e dado á experiência que tenho com ela, posso te dizer que se tiveres força de vontade, e pensares positivo vai-te ajudar imenso.

    Não deves nunca sentir-te uma vitima, e nunca aceitar que não és capaz.

    Os interferons beta podem ajudar-te imenso desde que sigas as recomendações dadas. Dado que és jovem, e tens 16 anos acredito que daqui por uns anos estará encontrada a solução para a EM (espero que a minha mãe lá chegue e ainda a possa ajudar tb).

    Se procurares pela Internet podes ver que os resultados do Tovaxin (só estou assim de repente a ver a wikipedia – http://en.wikipedia.org/wiki/Tovaxin – mas é de uma empresa americana) estão a produzir resultados fantásticos no estudo de caso conduzido na América. Algures em tempos vi por aí um resultado de um americano que com 20 anos (+-) recuperou quase plenamente de uma situação impensável de EM.

    Por isso desejo-te tudo de bom, muita força de vontade, e que contes especialmente com o apoio da tua familia. Vais ver que tudo vai correr bem, porque queremos, e devemos, acreditar na ciência.

  4. Também estou com aquela fé no Tovaxin, pensa-se que em 2010 estará a ser comercializado ao Mundo.

    A ver vamos 😉

    Força com a sua Mãe, também sei o que é ter uma mãe com EM, a minha mãe também tem, só que é um pouco mais nova, ainda só tem 40 anos…

  5. Sinceramente, agora fiquei um bocado espantado com este post, não estava á espera..

    Mas digo-te, uma coisa que admiro em ti, tanto eu como o Stor António Joaquim, é que tu não és como certas pessoas que quando se deparam com um problema de saúde, simplesmente começam só a pensar nele e baseia-se em fazer a vida, não a tentar solucionar ou atenuar o problema, mas a pensar só nele e nele mesmo… julgam-se uns tristes por terem o problema etc…
    Tu não é um problema que te põe a baixo, não “desistes” da vida só porque tens isto ou aquilo, tentas sempre ver as coisas pelo lado positivo, tentas manter a cabeça sempre erguida e preparado para o que vier, isso é muito importante para ti, ajuda-te muito.
    Nunca devemos de pensar que não há hipóteses, como já soube que há pessoas que te deram a entender isso, mesmo não sabendo do que estão a falar, uma pessoa pensa que está mal, mas também deve pensar que podia estar bem pior.. não estou a dizer que isso não seja grave, porque em parte é, mas como tu e não só já disseram existem já bons resultados em relação a encontrar cura para essa doença.

    Entrando agora com uma frase conhecida por todos… “A esperança é a ultima a morrer!”

    Por fim, resta-me dizer, que aqui tens o teu amigo, aquele que está disposto a ajudar-te no que quiseres e for preciso, em tudo o que esteja ao meu alcanço.. quero que dês utilidade ao amigo que crias-te quando nos conhecemos, porque os verdadeiros amigos servem para ajudar quando mais se precisa.

    Tu não estas na luta sozinho, está sempre alguém contigo, e eu estarei sempre na fila!!

    Cumprimentos

  6. Espero k não desanimes e que continues com esses pensamentos positivos. Pois com esse tipo de problemas um bom remédio é o pensamento positivo… As melhoras e que a ciência descubra o mais rapidamente possível a cura para essa e outras doenças que afectam os “escolhidos”.

    Um Abraço e as melhoras de um leitor assíduo do Norte,

    André Grilo

  7. Corajoso Tiago,
    dp de ler estes posts apercebo-me ainda melhor da força e coragem q estão dentro do teu ser. É q se consegue ver mt sobre alguém pelas pessoas q o acompanham, especialmente nos momentos maus, e é mesmo bom de ler estas palavras de ânimo de quem te quer bem 😀
    Qt à EM, não nos faz mais nem menos do q as outras pessoas, nem faz de nós heróis por nos termos de esforçar mais ou fazer as coisas de maneira diferente do q os demais. O nosso carácter, atitude e capacidade de entrega é q define cada um de nós 😉
    Mas para mim, já és um herói, pelo q és. Parabéns pelo blog e mta força para ti e para a tua mãe! Conta cmg para o q fôr preciso no caminho, e desconfio q tens um Gang da Esclerose Múltipla inteiro para te ajudar… :mrgreen:

  8. Como alguém diria “Para a frente a que é caminho” é este o meu lema desde que soube que também tenho E.M e espero que também seja o teu 😆
    “O sonho comanda a vida” e não é a E.M que nos vai tirar os nossos sonhos, pelo contrário ela deu-me mais força para seguir em frente e os concretizar… 😆
    Um abraço,

  9. Parabens Tiago!!!
    Esta tudo dito sobre ti, sobre nós… Temos EM, mas somos gente como toda a gente. Costumo dizer q nenhuma onda me vai derrubar, espero q a ti tambem nao.
    Desejo-te o melhor do Mundo,
    Um abraço,
    Ju

  10. queria participar dos encolhidos pq achei legal e se eu e minha familia puder participar somos em 3 eu meu pai mãe filho só que vcs leiam a minha mensagem

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*