Internet ultra rápida

 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sidney desenvolveu um sistema que poderá aumentar radicalmente a velocidade do tráfego de Internet, afirma o site “vnunet.com”.

A equipa de cientistas construiu um sistema de comutação de circuito integrado fotónico gravados sobre vidro riscado, que permite com que os dados  possam ser processados muito mais rapidamente, a partir de cabos de fibra óptica.

Os cientistas acreditam que esta nova tecnologia poderá aumentar 60 vezes as taxas de transferência de dados nos cabos de fibra óptica de ligação directa.

«O vidro riscado que desenvolvemos é na realidade um circuito integrado fotónico», afirmou o líder da investigação, Ben Eggleton, da Universidade de Sidney.

«Este circuito utiliza os riscos como uma guia ou um caminho de desvio, parecido com o que acontece quando os comboios são trocados de uma linha para outra, excepto que este interruptor demora apenas um picosegundo a mudar as linhas».

«Isto significa que num segundo o interruptor liga e desliga cerca de um milhão de vezes. Estamos a falar de tecnologia com capacidades de terabits por segundo», explicou.

Os investigadores pretendem agora licenciar esta tecnologia, que custou 7,2 milhões de euros provenientes de um subsídio atribuído pelo governo australiano.

in Vnunet.com

1 Comment on Internet ultra rápida

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*