Pioneer revela disco óptico de 16 camadas e 400GB

È isso mesmo que acabou de ler, a Pioneer afirma ter desenvolvido o primeiro disco óptico do mundo com 16 camadas e capaz de armazenar 400GB de dados. Cada camada tem 25Gb, ou seja, a mesma capacidade que um disco Blu-ray.

A Pioneer afirma que as lentes utilizadas neste novo sistema têm as mesmas especificações ópticas dos actuais Blu-ray, sendo que o novo disco óptico de 16 camadas será compatível com os discos Blu-ray.

De momento esta tecnologia apenas suporta a leitura de dados. Para eliminar o problema das interferências que ocorrem durante a leitura dos discos com várias camadas, a Pioneer recorreu a um conjunto de técnicas inovadoras, garantindo que graças a este avanço é possível “reproduzir sinais de alta qualidade a partir de cada camada”.

Segundo a Pioneer, “A tecnologia de disco óptico de 16 camadas, capaz de armazenar num único disco muito mais dados do que os discos convencionais, irá reduzir drasticamente o número de discos utilizados e desta forma contribuir para a conservação de recursos.”

in electronista

4 Comments on Pioneer revela disco óptico de 16 camadas e 400GB

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Glob-PT - Pioneer anuncia disco com capacidade de 500GB

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*