Fibra óptica para um milhão de portugueses

O Governo anunciou ontem uma resolução que promete levar fibra óptica às casas de um milhão de portugueses até 2010.

O projecto, que foi apresentado em conferência de imprensa por Mário Lino, ministro das Obras Públicas e Transportes e Comunicações, pretende dar o exemplo no que toca a expansão das redes de nova geração em Portugal.

Entre as medidas previstas pela resolução encontram-se a conexão, em fibra óptica, de todas as escolas, universidades e unidades hospitalares do País.Esta “abertura” governamental pode desbloquear o investimento nas redes de fibra óptica, que está suspenso pela inexistência de regras quanto às condições de acesso e exploração dos últimos metros das redes de fibra óptica, que ligam a casa dos consumidores às centrais.

A PT já fez saber que está interessada em avançar para a fibra óptica, mas apenas quando conhecer as condições de abertura da rede à concorrência (como operador incumbente, a PT é obrigada a abrir as redes de cobre à concorrência). A Sonaecom também apresentou um projecto de implementação da fibra óptica aberto a todos os operadores, no início de 2008.

Actualmente, a Anacom está a levar a cabo uma consulta pública, que deverá servir de base à regulação que vai reger a exploração das redes de fibra óptica.

Segundo o Público, o Ministério que tutela as telecomunicações terá solicitado à Anacom a revisão da actual regulação, que impõe ao operador incumbente (a PT) a abertura das redes de telecomunicações à concorrência. A revisão terá por objectivo eliminar essa obrigatoriedade em regiões onde a PT já não é líder de mercado.

Fonte: Exame Informática

5 Comments on Fibra óptica para um milhão de portugueses

  1. Vai ser bom, termos uma Internet com boas velocidades mas e será que o povo português vai ter capacidade financeira para suportá-la? È que da maneira que isto vai… 😕

  2. O MEO Fibra ainda não chegou à Lousã, estou farto de esperar e sem previsões.
    E eu além disso, nem MEO ADSL posso ter.

    A PT tem de trazer o MEO Fibra para a Lousã, há muitos clientes há espera.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*