Ataque de “phishing” contra Facebook e Hi5

Segundo a Ciberia, as populares redes Hi5 e Facebook sofreram recentemente um ataque de “phishing” que poderá ter afectado milhares de utilizadores. O ataque foi detectado pela conceituada empresa de segurança Eset, tendo sido identificadas 50 páginas de Internet que imitam as originais de forma bastante realista.

«Este é um dos piores ataques, senão o maior, dirigido contra o Facebook e as redes sociais», afirmou ao “El País” Josep Albors, director técnico da Ontinet, a distribuidora da Eset em Espanha.

Apenas duas horas após ter começado a receber denúncias dos internautas, a Eset detectou 50 sites que simulavam ser os das redes sociais e cujo o objectivo era roubar os nomes de utilizador e palavras-passe dos seus membros.
O ataque foi iniciado através do envio em massa de mensagens de correio electrónico não solicitado (spam) a partir de uma rede de computadores infectados controlados remotamente (botnet).

As mensagens apresentam um link para as versões falsificadas da página de entrada do Facebook ou do Hi5, onde são pedidos os dados de identificação dos utilizadores.

Com esta informação em sua posse, os cibercriminosos podem utilizar o perfil roubado para realizar fraudes ou para obter informações de outros utilizadores.

«Não é um ataque muito sofisticado quanto à sua metodologia mas sim massivo», disse Albors, que aconselha os internautas a desconfiarem deste tipo de mensagens e a verificarem a sua proveniência, já que é muito raro as empresas solicitarem dados pessoais por e-mail.

Fonte: Ciberia

P.S – Obrigado ao Tiago Antunes por toda ajuda no meu primeiro post!

4 Comments on Ataque de “phishing” contra Facebook e Hi5

  1. @ 070tiag0 x2 😐
    Wallace bom primeiro post 😉 Agora é só formatares o texto e pores o separador “more” mas isso são pormenores 😉
    Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*