Intel Nehalem, a nova arquitectura

O mundo da tecnologia não pára, e com ele vêm os grandes avanços. A intel, grande produtora de processadores neste momento quer trazer ao mercado em finais de 2008 uma nova arquitectura de processadores.

De seu nome Nehalem vem prometer estrear a tecnologia de transferência de dados QuickPath, que promete a comunicação entre os vários componentes do processador. Resumindo, o que a intel está a tentar obter nesta nova arquitectura é uma grande estabilidade, podendo assim o processador gerir da melhor forma o consumo de energia, o uso dos diferentes núcleos, etc.

Desta forma chegaremos a um processador mais inteligente, com capacidade para comunicar com os diferentes componentes do computador; sempre nas novas ideias do ecológico, fazendo um ajuste do consumo de energia em função das necessidades do momento.

O número de núcleos será variável consoante as necessidades do sistema, do computador em si. Esta nova arquitectura também irá implicar ajustes no chipset, talvez estaremos perante um novo mito de chipset, com o actual x38 da intel (sim que o mais recente x48 não teve tanto impacto nos consumidores).

Até lá teremos de esperar, e nesta espera ainda muitos testes se irão realizar, e melhorias serão adicionadas. (Em breve veremos as novas gráficas da nvidia a dar o seu melhor dentro de um computador com este tipo de processador 😛 )

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*