Dia da europa, sim hoje!

Só um em cada quatro portugueses sabe quantos países constituem a União Europeia (UE) e uma larga maioria considera ser mais português do que cidadão europeu, indicou hoje um estudo. Estas são algumas das conclusões de uma sondagem exclusiva da empresa Marktest, realizada entre a população portuguesa com 18 anos ou mais residente em Portugal Continental e divulgada no dia em que se celebra o Dia da Europa.

A 09 de Maio celebra-se o Dia da Europa em toda a União Europeia (UE) por ter sido nesta data, em 1950, que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman lançou o “embrião” do que viria a ser o processo de integração e unificação europeia.

Um ano depois, foi criada a primeira das Comunidades Europeias – a CECA (Comunidade Económica do Carvão e do Aço) -, a que se seguiriam a Euratom (energia atómica) e a CEE (Comunidade Económica Europeia com o Tratado de Roma de 1957), precursoras da actual UE.

O estudou adiantou que, quando questionados acerca do número de países que constituem a UE, 31 por cento dos inquiridos não souberam ou não quiseram responder à questão, enquanto quase metade (44 por cento) ficou longe do número correcto: 27 países.

A sondagem da Marktest mostrou igualmente que os portugueses não se vêem como cidadãos europeus. A larga maioria dos inquiridos (82,7 por cento) afirmou considerar-se mais português do que um cidadão da Europa, condição só admitida por 14,8 por cento.

Houve ainda 2,5 por cento do painel que não soube ou não quis responder a esta questão. Numa questão relacionada com o país que se considera ter, actualmente, mais poder na UE, as respostas foram igualmente claras.

Quase 33 por cento dos entrevistados considerou que é a Alemanha que detém mais poder. Seguiu-se o Reino Unido, com 12,8 por cento, e a França, ao recolher 10,3 por cento das respostas. O quarto país considerado com mais poder foi a Espanha, com 3,2 por cento de referências.

Ainda neste campo, o estudo revelou outro dado curioso, uma vez que 1,6 por cento dos inquiridos coloca os Estados Unidos (um país que não pertence à UE, nem tão pouco à Europa) entre os cinco países mais influentes dentro do espaço comunitário.

Com a mesma percentagem, o Luxemburgo partilhou a quinta posição com os Estados Unidos. A sondagem da Marktest foi realizada entre os dias 17 e 20 de Março, com uma amostra constituída por 815 entrevistas telefónicas. A selecção dos lares a inquirir foi efectuada aleatoriamente, com base nas listas telefónicas de Portugal Continental.

O erro de amostragem desta sondagem, para um intervalo de confiança de 95 por cento, é de 3,43 por cento.

Lusa

Um bocado vergonhoso este estudo, mas claro esta e a minha visão. Perguntas de baixa dificuldade, população é cultura geral! Como podem existir tantos ignorantes?

1 Comment on Dia da europa, sim hoje!

  1. Somos europeus mas ainda estamos na desconfiança que não nos trás vantagens nenhumas…

    Daí esta falta de conhecimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*