Dicas para conservar a sua bateria

De uma alargada busca que realizei na web vou dar a conhecer algumas dicas de conservação para as suas baterias de íons de lítio (Li-ion). Estas são mas mais comuns e mais utilizadas em portáteis e outros tipos de gadgets. Para assim poder dar uma maior longevidade às suas baterias.

Boas maneiras:

  • Carregue a sua bateria pelo menos uma vez por mês, se possível faça sempre carregamentos completos, para que a esta não perca capacidade/autonomia.
  • Se a sua bateria vai deixar de ser utilizada por um longo espaço de tempo certifique-se de que esta está carregada em pelo menos 50% da sua capacidade, a fim de evitar a exaustão total da bateria, o que poderia levá-la a um estado de “descarga profunda, potencialmente irrecuperável”. Apesar das baterias de hoje em dia possuírem recursos para evitar esse tipo de coisa, é sempre bom se prevenir!
  • É recomendado que qualquer bateria seja conservada em uma temperatura entre 20 e 25 graus centígrados, nunca expostas directamente à luz solar ou fontes de calor. Altas temperaturas podem fazer com que a bateria perca a sua capacidade de reter carga; baixas temperaturas impedem que as baterias sejam carregadas por um determinado período de tempo, mas este caso, pelo menos, é reversível.
  • Se for trocar a sua bateria ou comprar uma extra, tenha sempre atenção à data de fabricação. Quanto mais recente for a bateria, maior será a sua capacidade/autonomia. Também este é o segredo para uma boa longevidade.
  • Nunca deixe que a sua bateria descarregue por completo, pois isto poderá também trazer perdas de autonomia/capacidade.
  • Ajuste diferentes modos de energia (mais usual em portáteis), ou até luminosidade de ecrans, etc.

3 Comments on Dicas para conservar a sua bateria

  1. Mais um bom post da Globpt !!!
    Já aprendi mais qualquer coisita.
    Dicas que dão sempre jeito para tentar ampliar o tempo de vida das baterias.
    Obrigado.

  2. A dica de retirar a bateria do computador é o maior mito que existe. As marcas como a ASUS recomendam que a bateria nunca seja retirada.

    No meu PC, que tem mais de 4 anos, nunca tiro a bateria e ela ainda dura 1.5h das 2 que dava no inicio. E eu faço gato sapato dela…

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*