Televisão Digital Terrestre em Portugal já para o ano

A Portugal Telecom apresentou o seu projecto de candidatura para a emissão de Televisão Digital Terrestre, em sinal público e por subscrição. Os planos da PT prevêem a subsidiação de receptores TDT e um lançamento comercial programado para Abril de 2009.

A PT entregou à ANACOM a descrição detalhada do seu projecto de candidatura à atribuição da licença de emissão de Televisão Digital Terrestre. O projecto da PT prevê uma implementação acelerada da rede de transmissão, de 12 meses para os canais abertos e 18 meses para os canais fechados, com vista a um lançamento comercial em Abril de 2009 e uma cobertura completa de toda a população e território nacional.

A oferta de conteúdos TDT deverá beneficiar dos actuais acordos da PT com os distribuidores noutras plataformas de emissão, prevendo-se pacotes base até 49 canais, com 3 canais em emissão de alta-definição, 3 canais Premium e 1 ‘pay-per-view’. Um dos canais de alta-definição será emitido em sinal livre.

A TDT permitirá a distribuição de funcionalidades paralelas à emissão, incluindo Teletexto digital, legendagem e descrição áudio dos conteúdos, pausa e gravação da emissão, video-on-demand e conteúdos pay-per-view, entre outros.

O projecto prevê ainda a criação de um fundo, no total de 40 milhões de euros, para a subsidiação de equipamentos de recepção de TDT, com 15 milhões reservados para os receptores simples para canal aberto e os restantes 25 milhões para receptores/descodificadores do sinal de subscrição. O fundo de subsidiação garantirá o acesso à TDT de famílias de baixos rendimentos, cidadãos com necessidades especiais e instituições de carácter social.

Fonte: MSN

1 Comment on Televisão Digital Terrestre em Portugal já para o ano

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*