Download Ubuntu 8.04 Hardy Heron Final

Nova versão do que segundo muitos consideram ser a melhor distribuição de linux, Ubuntu claro! Depois de muito trabalho por parte dos desenvolvedores o Hardy Heron chega até nós recheado com os melhores programas que a comunidade Open Source tem para oferecer. Acredite, muito bom mesmo, sempre como já nos têm vindo a habituar, freeware!

De muitas novidades que esta nova versão introduziu vou tentar relatar as mais importantes e as que mais impacto tiveram, positivo claro, na sua introdução. Venha a lista das características!

Actualização pela antiga versão

Poderá agora actualizar o seu ubuntu para a versão mais recente a partir da versão mais antiga, evitando chatices e perdas de tempo. Para actualizar pelo Ubuntu 7.10, use “sudo update-manager -d” usando o Gerenciador de actualizações do Gutsy.

Xorg 7.3

Esta nova versão de Xorg permitirá uma melhoria substancial a nível de plugins de monitores ou projectores, externos claro.

Linux kernel 2.6.24

Nova versão da base de todas as distribuições linux. Esta nova versão tem como principais características adicionadas mais alguns drivers a nível de redes wireless e melhoramentos a nível de performance do SELinux. Ainda melhoramentos a nível de gestão de energia, que segundo muitos, uma importante actualização.

PolicyKit

Mais uma boa introdução a nível das interfaces administrativas. Com ele será possível usar aplicações administrativas como um user normal, porém, sem poder executar certas operações, e basta clicar no botão Unlock ou Destravar para poder usar a aplicação como root e poder fazer alterações no sistema.

Firefox 3 Beta 5

Mais excelente aplicativo a juntar aos muitos incluídos neste Hardy Heron. Como já vários testes indicam firefox 3 está mais rápido que nunca, diminuindo também o consumo de memoria ram que na versão 2 se tornava por vezes um problema.

PulseAudio

PulseAudio habilitado por padrão. Algumas aplicações não-GNOME ainda precisão ser alteradas para funcionar com o PulseAudio e o controle de volume agora não é mais integrado, assim, cada aplicação terá seu volume independente das outras.

Transmission BitTorrent Client

Mais uma boa aplicação integrada do popular Transmission BitTorrent client. Este vem substituir o antecessor Gnome BitTorrent downloader.

Vinagre

O novo cliente de VNC é o Vinagre, que já vem instalado por padrão, substituindo assim o xvnc4viewer. Este programa permitirá partilhar o ambiente de trabalho, do inglês “remote desktop viewer”.

Brasero

O Brasero, programa para gravar CDs ou DVDs, irá complementar as funções de gravação do Nautilus e substituir antigo Serpentine, programa que cria CDs de áudio.

GNOME 2.22

A última versão do gerenciador de desktop mais aplaudido e acarinhado pelos utilizadores, tanto de ubuntu como também popular fedora. De destacar algumas inovações nesta nova versão a nível de design.

OpenOffice 2.4

Uma das melhores alternativas ao Microsoft Office. Este conjunto de aplicações possui editor de texto, folha de calculo, gestor de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações e agora esta nova versão apresenta também uma base de dados.

Relógio Mundial

Integrando as características do relógio do painel do GNOME, o novo relógio pode mostrar a hora e o tempo em diversas localidades.

GVFS

Sistema de arquivos virtual com camada de abstração que substitui o GnomeVFS do GNOME 2.22. Num futuro próximo, o GVFS irá tornar possível concertar certas coisas do Nautilus como a impossibilidade de restaurar arquivos da lixeira, pausar e desfazer operações com arquivos, e será possível escalar privilégios do user para certas operações usando o PolicyKit para autenticação. Isso também traz um significante aumento de performance em muitas operações.

Monitor do Sistema

O Monitor do Sistema foi renovado, introduzindo assim gráficos mais suaves, e novos componentes com úteis funções.

Uncomplicated Firewall

O novo programa para firewall, desenhado para tornar fácil a administração da firewall. Actualmente, ufw é apenas uma interface em comando de linha para administrar firewalls para desktops.

uMenu

WinFOSS e o Windows software open source foram substituídos pelos umenu, um aplicativo simples que permite que o user instale o Ubuntu no Windows utilizando o Wubi (ver abaixo), permitindo assim instalar o Ubuntu para uma partição sem ser necessário uma unidade de CD-ROM.

Wubi

Existe uma nova opção de instalação para users que utilizam Windows. Wubi permite aos utilizadores instalar e desinstalar o Ubuntu como qualquer outro aplicativo do Windows. Não requer nenhuma partição dedicada, nem boot no gestor de arranque. Wubi trabalha com um físico CD ou em modo stand-alone, baixando um ISO próprio para esta instalação. Este pode ser encontrado na raiz do CD como Wubi.exe. Uma instalação completa dentro de uma partição dedicada ainda é recomendada, mas Wubi é uma óptima maneira de testar o Ubuntu por alguns dias e semanas antes encontrar uma partição para o mesmo.

Poderá ver uma demonstração deste novo sistema no vídeo abaixo. Vídeo retirado do youtube, todos os créditos ao seu autor.

Download: getubuntu

5 Comments on Download Ubuntu 8.04 Hardy Heron Final

  1. Muito interessante este Ubuntu.. Geralmento experimento sempre todos os que têm saido, desde a versão 6.06, e até me tem despertado alguma atenção, mas não a suficiente para me fazer migrar do Windows para Linux porque, até agora, em todos os linux que tenho experimentado, existe sempre alguma coisa que não quer trabalhar, depois canso-me e nunca mais o utilizo…

    Quando a este post, está surpreendente!!
    Qualidade acima de tudo!!
    Gostei, está simples mas completo.. ;P

    Cumprimentos

  2. joaoarnauth Diz, tal como a mim 😀

    tenho exprimentado todas as versoes desde a 6.06… mas ha sempre algo que falha :\

    esse wallpaper e o original?

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*