Internet sem capacidade em 2010?

De acordo com a gigante norte-americana das telecomunicações AT&T, a actual infraestrutura da Internet atingirá os limites das suas capacidades em 2010 se não forem investidos 130 mil milhões de dólares nos próximos três anos a nível mundial.

Jim Cicconi, vice presidente da AT&T, avisou, num discurso citado pelo “ZDNet.co.uk”, que os vídeos online e os conteúdos gerados pelo utilizador, cada vez mais procurados, serão os principais responsáveis pela sobrecarga da Internet.

«A explosão de conteúdo online está no centro das mais dramáticas alterações que afectam a Internet hoje em dia», disse. «No espaço de três anos, 20 lares normais irão gerar mais tráfego do que toda a Internet actualmente», acrescentou.
Para o responsável, a juntar ao aumento de popularidade dos vídeos online, há ainda a questão da alta definição (HD).

«Oito horas de vídeos são carregadas no YouTube a cada minuto. Tudo se tornará HD muito brevemente e o HD necessita de sete a 10 vezes mais banda larga do que o típico vídeo dos dias de hoje. O vídeo representará 80% de todo o tráfego em 2010, face aos actuais 30%».

Cicconi revelou que a AT&T está a investir 19 mil milhões de dólares para manter a sua rede e melhorar a sua infraestrutura, já que a «nova onda de tráfego de banda larga sem precedentes» vai aumentar cinquenta vezes até 2015.

Fonte: Ciberia

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*