Aperture 2.1

A Apple lançou o Aperture 2.1, que apresenta uma arquitectura de plug-in aberta, permitindo que os fotógrafos utilizem sem problemas software de imagem especializado de outros fabricantes, directamente a partir do Aperture.

Disponível como uma actualização de software gratuita, o Aperture 2.1 inclui o plug-in desenvolvido pela Apple, o Dodge & Burn, que adiciona ferramentas de pincel para clareamento (Dodge), escurecimento (Burn), contraste, saturação, suavização e manchas.

Nos próximos meses, os programadores de software de terceiros irão fornecer plug-ins para filtros, efeitos e edição localizada, análise e redução de ruído, correcção de objectiva olho de peixe, etc.

Ao clicar em uma ou mais imagens no Aperture, os utilizadores podem escolher a partir de um menu de plug-ins instalados e aplicar operações de imagem especializadas a imagens TIFF ou RAW.

A Apple está a trabalhar de perto com as principais empresas de software especializado para trazer para o Aperture os plug-ins mais solicitados, como:

  • O plug-in Viveza da Nik Software, assente na tecnologia U Point, que fornece aos fotógrafos uma forma avançada, precisa e fácil de controlar e regular a cor e luz nas suas imagens digitais de forma selectiva;
  • O plug-in Noise Ninja da PictureCode, que proporciona uma avançada análise e redução de ruído ISO elevado;
  • O plug-in Power Stroke da Digital Film Tools, com uma interface simples, baseada em pinceladas, para rapidamente mascarar e efectuar ajustes de forma intuitiva;
  • O plug-in Dfx da The Tiffen Company, que oferece um amplo conjunto de filtros e efeitos criativos;
  • O plug-in dpMatte da dvGarage, que é uma ferramenta chroma key de alto desempenho para a criação de compostos integrados, e o plug-in HDRtoner, que permite a selecção de várias fotografias para criar uma só imagem HDR (high dynamic range);
  • Os plug-ins da Image Trends, que incluem o Fisheye-Hemi para corrigir a distorção da objectiva olho de peixe de forma rápida e sem esforço, ShineOff para remover automaticamente o brilho das faces, e PearlyWhites para branquear os dentes automaticamente.

O Aperture 2.1 encontra-se disponível como uma actualização de software gratuita para os actuais utilizadores do Aperture 2.0. Poderá encontrar todos os requisitos de sistema e mais informação sobre o Aperture em:

  • http://www.apple.com/pt/aperture
  • http://www.apple.com/pt/aperture/resources
  • http://www.apple.com/pt/downloads
  • http://www.aperturepluggedin.com

Artigo criado por Carlos_c no fórum globpt.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*