Internet poderá ficar obsoleta?

Londres, 07 Abr (Lusa) – Cientistas desenvolveram na Suíça um gigantesco sistema computacional de “grelha” (GRID) que poderá em breve tornar obsoleta a Internet, noticia hoje o Daily Telegraph.

O novo sistema, 10.000 vezes mais rápido do que as ligações em banda larga, permitirá descarregar ficheiros de filmes e música em segundos.

Inventado na Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), tal como a Internet, este sistema poderá fornecer a energia necessária para enviar imagens sofisticadas, permitir jogos instantâneos entre centenas de milhar de participantes e oferecer ligações videotelefónicas em alta definição ao preço de uma chamada local.

David Britton, professor de Física na Universidade de Glasgow e figura destacada no projecto “grelha”, acredita que esta tecnologia poderá mudar a sociedade.

“Com este tipo de poder computacional, as gerações futuras terão a capacidade de colaborar e comunicar em

modos que pessoas mais velhas, como eu, não podemos sequer imaginar”, disse o cientista ao diário londrino.

O lançamento do novo sistema está previsto para este Verão, quando for ligado o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), destinado a investigar as origens do Universo.

A “grelha” irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões.

O novo sistema foi construído com cabos de fibra óptica e modernos centros de reencaminhamento e distribuição, o que significa que não haverá componentes ultrapassados que possam parar o dilúvio de dados, como acontece com a Internet.

Já estão instalados 55.000 servidores da “grelha”, um número que deverá crescer para 200.000 nos próximos dois anos.

Fonte: Lusa

5 Comments on Internet poderá ficar obsoleta?

  1. Esta notícia é a coisa mais idiota que existe, a Internet foi inventada no CERN ?!! a sério ?!! nem vou falar do resto dos grelhados …
    A noticia original é inglesa, e já estava errada, a tradução da Lusa não melhorou, e fazer copy paste sem pelo menos ler a noticia ainda pior.
    Como é que um blog sobre tecnologia publica tais coisas ?!

  2. A noticia não foi publicada por mim, mas vejamos, lusa é uma fonte dos média.

    Se não formos a acreditar nos média em quem passamos a acreditar? No alem? 🙁

  3. A agência Lusa é a fonte mais fiável que existe neste país. Custa-me aceitar que ela tenha publicado uma notícia falsa, e muito menos não a ter confirmado…

  4. Que noticia tão errada, fartei-me de ler essa noticia completamente falsa em vários artigos de jornal e estou a pensar em contactar a Lusa para realmente por o ponto nos “i”… Para começar isso é para efeitos de processamento e não para “fazer uma nova internet”, é espantoso quanto o zé povinho fica logo ceguinho e de palas nos olhos quando vê “velocidades de filmes e de musica mais rapidos” em qualquer sitio… Basta irem um bocadinho ‘a wikipedia ou até ao google!
    “DataGrid is a project funded by European Union. The objective is to build the next generation computing infrastructure providing intensive computation and analysis of shared large-scale databases, from hundreds of TeraBytes to PetaBytes, across widely distributed scientific communities.”
    Não tem nada a ver com projectos de novas “internets” ou whatever…

    Abram os olhos e questionem.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*