Japão quer banir redes de troca de ficheiros

Hoje trago aqui uma noticia, que para uns é bem vinda mas para outros nem por isso… Estou a falar da transferência de ficheiros via Internet, pelas conhecidas redes “peer to peer” e outras.

Ora bem, no Japão parece que isto vai deixar de existir, ou seja, Japão quer banir a transferência de ficheiros com filmes e músicas..Mas, para saberem melhor do que vos estou para aqui a dizer, paço a citar a noticia retirada do site Sol:

O Japão deverá tornar-se o primeiro país a proibir redes de partilha de arquivos, utilizando um software de detecção especial que impede o ‘download’ de ficheiros com filmes e músicas

300px-p2p-network_svg.png

De acordo com o jornal japonês ‘Yomiuri Shimbun’, a proibição, pioneira a nível mundial, foi proposta na sequência de pressões das indústrias cinematográfica e fonográfica.

Através de um software criado para o efeito, os internautas que utilizarem redes de partilha de ficheiros receberão inicialmente um e-mail de alerta, sendo depois desligada a sua conexão electrónica, caso continuem a fazer download’s. Se ainda assim persistirem, as pessoas poderão ver cancelada a sua conta de Internet.

Há dois anos os provedores de Internet japoneses tentaram aplicar esta proibição, mas o Governo do país impediu-a, alegando que o controlo da medida implicaria uma violação da privacidade dos utilizadores de Internet.

Segundo dados relativos a Dezembro de 2007, citados pelo jornal nipónico, o número de internautas japoneses que utilizam redes de partilha de ficheiros aumentou 180 por cento no espaço de um ano.

Com esta proibição, o Japão adianta-se a países como a França, a Inglaterra e a Austrália, que estudam propostas no mesmo sentido.

Lusa / SOL

fonte11.pngFonte: Sol

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*