Processador da AMD atrasado em relação à Intel

Eu, como muitos mais utilizadores, somos fans da AMD, utilizamos processadores dessa marca. Hoje, estando eu a ler umas noticias pela Internet como é habitual, vi uma no site do jornal Sol que me deixou um bocado desiludido em relação à AMD, que é a seguinte:

“A AMD volta a estar atrasada em relação à sua principal rival, a Intel. Apesar de ter apresentado o chip quad-core Barcelona, com lançamento previsto para o próximo mês, a Intel apresentou um processador com seis cores, denominado Dunnington

amdchip.jpg

Com este anúncio a AMD volta a estar atrás da sua rival, que pretende lançar o Dunnington ainda durante a segunda metade deste ano.

A chegada do chip Barcelona ao mercado e aos parceiros da AMD é considerada por um analista da Gartner Martin Reynolds, citado pelo portal PC World, como «um passo em frente mas vem muito tarde».

Apesar de ter lançamento previsto para o final do ano passado, actualmente o processador Barcelona apenas se encontra a ser utilizado em infra-estruturas de computação de alta performance.

Os atrasos no lançamento do chip deveram-se a falhas detectadas quando o processador tinha de lidar com excesso de trabalho.

Mesmo que tivesse chegado na altura prevista, o Barcelona teria vários meses de atraso em relação aos primeiros processadores quad-core da Intel, que chegaram ao mercado no início de 2007.

De acordo com Martin Reynolds «vai ser a Intel a ganhar a batalha da performance no próximo ano e meio», ressalvando que «não podemos deixar de parte a AMD e veremos o que vão apresentar em 2009».

Da parte da AMD o vice president of commercial business Kevin Knox já revelou à Network World que o Barcelona vai surgir no mercado inicialmente em servidores da HP, e posteriormente em equipamentos da Dell, Sun e IBM.”

 

fonte11.pngFonte: Sol

1 Comment on Processador da AMD atrasado em relação à Intel

  1. É claro que eles vão continuar à frente, mas isso é só tecnologia de ponta, pois nem ainda se tira partido dos Quad-Core na sua totalidade que fará dos que tem seis. Eu se adquiri-se um computador hoje, provavelmente ainda era AMD, pois estes processadores não deixam de ser bons e estão ao preço da chuva…

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*