Intel prepara chips de seis núcleos

A Intel anunciou a chegada de três microprocessadores de última geração que se caracterizam pelo seu baixo consumo energético, alto desempenho gráfico e por serem amigos do ambiente.

intel-six-core.jpg

Todos os chips, denominados Nehalem, Larrabee e Dunnington, são baseados em tecnologias de 45 nanómetros, informou a fabricante. Mas o Dunnington, destinado a servidores, tem seis núcleos e integra, de acordo com a Intel, 200 milhões de transístores com cada um a partilhar 16MB de cache L3.

Os Nehalem são uma família completa de microprocessadores para computadores portáteis, ultraportáteis e servidores. Todos possuem oito, quatro e dois núcleos, dependendo das necessidades do nicho a que se destinam. O início da sua produção está marcado para o final deste ano.

Por outro lado, os Larrabee prometem ser dos melhores processadores gráficos criados até aqui pela fabricante. Ao que tudo indica, serão concebidos a pensar no desenvolvimento de videojogos, dadas as capacidades gráficas que estes produtos exigem, e serão lançados entre 2009 e 2010.

fonte11.pngFonte: Exame Informática

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*