Sabia que…

Esta é a prometida segunda edição do “sabia que”, onde vou dar a informar sobre curiosidades de todo o tipo, que nunca pensou! Veja o último tópico do “sabia que”. Neste novo tópico vou dar a conhecer mais em detalhe cada uma das afirmações que disser.

Sabia que… E não diga que sabia!

  • Por que o céu é azul?

Sabemos que a luz é formada pela união de várias cores. Ao entrar em contacto com a atmosfera, ela espalha-se devido às partículas existentes no ar. Porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento. Quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos. Já no final da tarde, o sol ilumina obliquamente, obrigando os raios a fazer um caminho mais longo para chegar à Terra. Tal facto dispersa quase totalmente a luz azul e torna visível a vermelha, que possui um comprimento maior, dando-nos o espectáculo do pôr-do-sol.

  • Einstein foi um aluno medíocre!

A precocidade não é característica dos génios. Albert Einstein, o sábio que formulou a Teoria da Relatividade e revolucionou a ciência do nosso tempo, foi uma criança medíocre. Teve tal dificuldade para aprender que seus pais temeram ter um filho com retardamento mental.

  • Quanto tempo dura um sonho?

Antigamente pensava-se que os sonhos aconteciam em flashs (fração de segundos), hoje sabe-se que eles na verdade ocupam tempo real em nossa mente, ou seja, acontecem na mesma velocidade que imaginamos estar vivenciando-os. Um sonho comum dura de 10 a 40 min. Seu enredo é sempre relacionado com nos nossos medos, preocupações, desejos ou coisas que estão para acontecer. Algumas pessoas imaginam que não sonham, o que não é verdade, elas apenas não se recordam de tê-lo feito. Isso ocorre porque para lembrar de um sonho é preciso acordar no momento em que ele acontece.

  • Quem inventou o rato do computador?

O rato do computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos. Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o “ratinho de mesa”. A sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão. A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel lançou o sistema de “apontar e clicar”, no mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.

  • A primeira ferrovia do mundo

A primeira ferrovia construída no mundo para transporte regular de carga e passageiros era inglesa. Foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825. Ligava as cidades de Stokton e Darlington. Tinha 60 quilómetros de trilhos e levou 10 anos para ser construída.

Mais de metade dos leitores deste tópico não conheciam as informações contidas nele!

1 Comment on Sabia que…

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*