Folding@home, ajude a desenvolver a ciência!

Já pensou se pudesse dar o seu contributo para o desenvolvimento da ciência? Pois bem se estiver interessado esta será a sua oportunidade, com este simples programa dará uma contribuição importante à comunidade científica interessada em química, bioquímica, biologia e áreas relacionadas, veja como!

folding-home.jpg

Devido a sua complexidade, estudos relacionados ao enovelamento/desanovelamento de proteínas e suas consequentes doenças que atingem o ser humano requerem recursos extremamente avançados de processamento de um computador para que se execute as suas conformações gráficas, facto que acaba por dificultar sensivelmente o avanço das pesquisas nessa área.

Porém, se vários computadores puderem ajudar, cada um com uma parcela mínima de seu processador gráfico, o conjunto formado representará uma super máquina capaz de executar o processamento das proteínas com uma eficiência maior, resultando numa potente ferramenta de desenvolvimento de pesquisas.

Numa iniciativa semelhante à da Universidade de Berkley, com o SETI@home, um programa que utiliza o computador dos usuários para ajudar nas pesquisas científicas em busca de vida extraterrestre, o Folding@home, da Universidade de Stanford, representa uma contribuição importante à comunidade científica interessada em química, bioquímica, biologia e áreas relacionadas.

Ideal para quem não utiliza o seu computador no seu máximo processamento no dia-a-dia, o Folding@home fica em execução silenciosamente no computador e não atrapalha, pois os seus processos são leves, além de mostrar as conformações de diversas proteínas importantes no seu ecran e permitir acesso às estatísticas sobre o projecto, contendo a pontuação dos maiores contribuidores de processamento.

LicençaLicença: Freeware
Sistema operativoSistema Operativo: Windows XP/Vista
DownloadDownload: Folding@home 5.03 [371 KB]
homepageHomepage: Folding@home
fonte11.pngFonte: Baixaki

2 Comments on Folding@home, ajude a desenvolver a ciência!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*