Aquecimento Global

A pedido da nossa leitora Ana Lopes, hoje vou escrever sobre um assunto, digamos que, muito sério.
Ontem, estando numa das minhas conversas diárias com a nossa leitora, a certo ponto, deparamo-nos a “patinar” num tema que considero de extrema importância e ao qual vou tentar dar alguma informação sobre o mesmo.

Esse tema, trata-se do Aquecimento Global, que de certeza que já todos ouviram falar, muito ou pouca mas alguma noção já devem ter.

O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta). Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao efeito estufa, tais como o dióxido de carbono, o metano, o óxido de azoto e os CFC´s.

Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o dióxido de carbono tem para reter a radiação infravermelha do sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do efeito estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases. A grande preocupação é se os elevados índices de dióxido de carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves consequências à escala global, pondo em risco a sobrevivência de todos nós. Essas consequências podem originar:

– O aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento dos glaciares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades;

– Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando assim vários ecossistemas. Tendo ainda em conta a desflorestação nos países tropicais, a tendência é para aumentar cada vez mais as regiões desérticas no planeta;

– Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, originando estes tipos de catástrofes climáticas;

– Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

É quase certo que a actividade desenvolvida pelas sociedades humanas foi responsável pelo aquecimento registado ao longo do século que passou. Os registos do clima da antiguidade, indicam que o planeta possui um termóstato que funciona aos solavancos. Alguns peritos temem que o aumento da temperatura actualmente verificado possa acelerar, desencadeando um desequilíbrio climático devastador.

Com isto tudo, o aquecimento global pode parecer demasiado distante, ou demasiado incerto, para com ele nos preocuparmos – semelhante a qualquer previsão feita pelas mesmas técnicas informáticas que muitas vezes nem conseguem acertar no boletim meteorológico da semana seguinte. Mas que a Terra está a aquecer, isso é um facto. Resta saber quanto desse aquecimento se deve ao Homem, e o que podemos fazer para o combater?

Existem várias soluções para atenuar este problema, uma delas é acelerar a utilização das energias renováveis, como por exemplo, construção de parques eólicos ou solares para estes substituírem as centrais Termoeléctricas, visto que estas trabalhar a partir de um a matéria-prima não renovável e extremamente poluente que é o carvão mineral. Tanto eu como a nossa leitora Ana Lopes e o administrador do Glob-PT, o Tiago Antunes, penso que estejamos a contribuir para uma destas soluções, visto que estamos num curso de Técnico de Energias Renováveis com a variante Eólica.

Por fim, cabe-nos a nós decidir o que havemos de fazer e agir, para que este problema não se venha a agravar ainda mais futuramente!

31 Comments on Aquecimento Global

  1. A leitora, Ana Lopes, para quem não sabe é a namorada do joaoarnauth.

    Ele esqueceu-se de referir isso que é de alguma importância!

    xDD

  2. Para quem tenha companhado este blog ao longo de alguns tempos, deve-se ter aprecebido disso…

    Eu não queria por aqui a minha vida pessoal, mas já que escreves-te..

    Digo e confirmo, a Ana Lopes é minha namorada! 🙂

    Cumprimentos

  3. @1 para mim não tem qualquer relevância e o autor deve ter pensado sobre isso…

    Sobre o tema, neste momento, com tanta (contra)informação estou às aranhas.
    Concordo que o Homem tem a sua quota parte de culpa no aquecimento, mas não sei até que ponto isto não será mais um ciclo da terra!
    Para contra-informar ainda mais, posso recomendar uma leitura do livro “Estado de Pânico” do famoso Michael Crichton.
    Embora sendo um thriler/romance excelente, tem uma série de apêndices em que são apresentados dados reais, recolhidos pelo autor durante as investigações, das variações climatéricas desde o inicio dos registos no séc.19. Os dados e a interpretação do autor são, no mínimo, intrigantes!
    Não vou contar as (minhas) conclusões para não vos estragar a “festa”. Boa leitura!
    PS-Agora estou a ler o Next, do mesmo autor, mas sobre genética, uuuUUUU!!!

  4. Parece ser um livro com um bom tema, se algum dia tiver oportunidade de comprar, quem sabe até comprarei.

    O preço e que deixa um pouco a desejar, mais de 20€…

  5. Meu caro, eu não gasto dinheiro em livros! Mas adoro ler!
    Faça o favor de informar os presentes que quer nos aniversários, etc. e assim evita receber prendas xing-ling.
    Afinal são só livros e é um facto que custam um dinheirão… mas isso não interessa dizer!!! 🙂

  6. Aquecimento global

    O Aquecimento global é um fenómenos climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?

    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

    Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.

    Publicado aqui com a respectiva autorização da SIC-Online

    O efeito de estufa é uma característica da atmosfera terrestre, sem este efeito a temperatura seria muito mais baixa. O desequilíbrio actual acontece porque este efeito está a aumentar progressivamente.

    Os principais gases causadores do efeito de estufa são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) e CFCs (clorofluorcarbonetos). Actualmente as suas concentrações estão a aumentar. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumenta devido à sua libertação através da indústria, transportes e pela desflorestação (as plantas retiram o dióxido de carbono da atmosfera).

    A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os dados mostram que o aumento médio da temperatura foi de 0.5 ºC durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000.

    Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas que estão a diminuir, do aumento do nível global dos mares, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo. Maiores períodos de seca, furacões mais intensos e inundações são cada vez mais frequentes.

    O Protocolo de Quioto visa a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Contudo os EUA, o maior poluidor mundial, ainda não assinou esse protocolo.

  7. eu e o meu grupo estamos a fazer um trabalho para a escola no ambito da disciplina de AP de 12ºano. alguem pode dar-nos alguma ajuda em ideias ou material para expormos de forma mais clara e mais propria este tema muito importante a nossa turma??

    obrigado

  8. BOA!!! portugas, muibom aki no Brasil esse é 1 “tema” muito falado nas aulas,
    ñ há como fecharmos os olhos e fingir q nada esta acontecendo.

    +temos q tomar 1a atitud sobre isso!!!.

    Botafogo, Rio de Janeiro.
    Bjuxxxx é até +.

  9. Carissimos
    O tema que hoje aqui colocaram é demasiado sério e complexo.
    O diz q disse nem vos fica nada bem interessa debater assuntos religiosamente serios e de interesse público ou lavar roupa suja publicamente?!
    Nomorada esposa ou amiga a mim e para com este assunto nem interessa agora , será que na hora do real aperto também vão discutir se ela é assim ou assado ou se ele vestiou fato ou jeens?
    Um abraço a todos
    e vamos ver se o aquecimento Global é detido porque mesmo que desligasse hoje o sistema de grandes poluidores, como os E.U. a China ou o Japão, ou uma Índia, as temperaturas subiriam até mais 2, 3 graus oq ue nas calotes é cerca de mais 7 º C um desastre à escala planetária. Que tal?!
    Obrigado.

  10. ➡ ➡ ➡ 😳 😆 8) eu adorei mim ajudou muito ! 💡 ❗ 😐 :mrgreen: 😀 🙂 🙁 😮 😯 😕 8) parabéns! 😆 😡 😛 😳 😥 👿 😈 🙄 😉 ❗ ❓ 💡 ➡ 😐 :mrgreen:

  11. Nos dias de hoje este é de facto um problema muito sério!!!
    Temos de saber que as preocupações ambientais são fundamentais e os nossos comportamentos têm de ser alterados para conservar e proteger os recursos naturais.
    É fundamental desenvolver uma consciência ecológica, até porque pequenos gestos podem fazer toda a diferença!
    Convêm estarmos informados sobre estas assuntos que cada vez mais vão fazer parte dos nossos dias.Como houve muita gente que nos comentários pediu mais informações sobre esta temática podem consultar o seguinte site http://ambiente.kazulo.com/

  12. devido a esta m 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 👿 erda de site tive k fzr um trabalhu na escola …

    Fodasse 😈 😈 😈 😈 😈

  13. 😕
    Li recentemente que, de acordo com novos estudos realizados, o aquecimento global é irreversível e que seriam necessários 1000 anos sem emissão de dióxido carbono para que o clima do planeta voltasse ao normal.
    Isto deixa muito a pensar.
    Concordo plenamente com a frase “Por fim, cabe-nos a nós decidir o que havemos de fazer e agir, para que este problema não se venha a agravar ainda mais futuramente”.
    É sempre bom saber que há alguém a contribuir para atenuar este problema
    🙂

  14. Revelação/Exortação: URGE difundirmos que Jesus Cisto já vive agindo na terra, criando a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por principio, basta recompÔrmos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1o. lvro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, popis, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPIRITO: ÊLE É O GÊNIO CRADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. E hoje, quem quiser interagir com o Deus Vivo, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponive na internet.E quem não quiser, pode continuar assistindo passivamente a agonia da vda terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta. Essa é a auto-ajuda que o poder do Amor Consciente predestina às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

  15. Este documento não é bom, nem tirei partido dele.
    Lamento mas é um documento que sei fazer muito melhor se o quizeres diz.
    OK
    😉

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*