Toshiba poderá deixar de apoiar HD DVD

A guerra dos formatos de alta definição poderá estar cada vez mais próxima do fim e tudo indica que o Blu-ray irá vencer. Depois do apoio da maioria dos grandes estúdios, fontes ligadas ao sector revelaram à Hollywood Reporter que a Toshiba se está a preparar para abandonar o formato HD DVD nas próximas semanas

O final da luta que opõe os formatos de alta definição começou a precipitar-se nas últimas semanas, sobretudo desde que a Warner Brothers anunciou que a partir de Maio apenas iria lançar filmes de alta definição em Blu-ray, o formato apoiado pela Sony.

Desde essa data várias lojas especializadas em electrónica e os grandes videoclubes seguiram o mesmo caminho, passando a optar principalmente pelo Blu-ray e mesmo o HD DVD North American Promotional Group cancelou a sua presença na feira Consumer Electronics Show de Las Vegas.

Contudo ainda não existe nenhuma decisão oficial da Toshiba para deixar cair o seu formato, o HD DVD.
Citado pela Hollywood Reporter a vice-presidente de marketing da Toshiba America Consumer Products, Jodi Sally, defende que «com base nos seus avanços tecnológicos, continuamos a acreditar que o HD DVD é o melhor formato para os consumidores, dado o seu valor e a sua qualidade inerente aos nossos leitores».

Mas mesmo estando optimista a responsável realça que através de uma análise «aos desenvolvimentos do mercado no último mês a Toshiba vai continuar a estudar o impacto no mercado e o valor das propostas para os consumidores, particularmente à luz da nossa redução de preços em todos os leitores de HD DVD».

Dados de analistas revelam que na semana posterior ao anúncio da Warner os leitores de Blu-ray representaram 93 por cento do total de equipamentos de alta definição vendidos e nem a redução dos preços anunciada pela Toshiba deu bons resultados.

Também a nível de software alguns dados apontam para uma clara liderança do Blu-ray, com o título mais vendido deste formato a vender o triplo em relação ao filme mais vendido em HD DVD.

O pior, de acordo com algumas fontes citadas pela Hollywood Reporter, é o facto de a Toshiba poder estar a perder várias centenas de dólares por cada leitor de HD DVD vendido.

«Um anúncio deverá surgir em breve. Poderá ser uma questão de semanas», prevê uma fonte ligada aos apoiantes do HD DVD.

 

fonte11.pngFonte: Sol

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*