Invenção permite que passos carreguem bateria

Uma equipa de cientistas norte-americanos e canadianos inventou um dispositivo capaz de armazenar energia humana à medida que a pessoa caminha. Com o aparelho montado em ambos os joelhos, os voluntários envolvidos na experiência geraram em média cerca de 5 watts por minuto sem esforço, de acordo com o artigo hoje publicado pela revista Science.

correr.jpg

Segundo os cientistas – da Universidade Simon Fraser de Burnaby (Canadá) e da Universidade de Pittsburgh (EUA) – esta energia é suficiente operar durante dois minutos e meio um computador portátil.

O aparelho, que consiste numa joelheira ortopédica equipada com um motor e um sistema de embraiagem com uma única velocidade, foi utilizado por seis voluntários em passadeiras de exercícios. À semelhança do que acontece com um carro híbrido, ao captar energia que normalmente se perde, o engenho capta energia na fase de desaceleração do andar.

De modo mais imediato, o aparelho poderia ajudar pessoas com próteses de membros ou a prolongar a vida das pilhas de aparelhos médicos implantados no corpo, como pacemakers ou bombas de insulina, ou ainda a diminuir a carga que os soldados transportam em manobras.

fonte11.pngFonte: Rfm

4 Comments on Invenção permite que passos carreguem bateria

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*