Portugueses são os que mais lêem e escrevem blogues

Os portugueses são, entre os cibernautas europeus, os que mais usam a Internet para ler ou escrever blogues. Segundo um estudo da Nielsen, 21 por cento dos utilizadores da Internet em Portugal lêem blogues todos os dias (a média europeia é de 10 por cento) e um em cada quatro fazem-no pelo menos uma vez por semana. Apenas 22 por cento dos portugueses inquiridos afirmou nunca ler blogues ? um valor que é metade do registado no resto da Europa.

esvrever.jpg

O relatório mostra que Portugal lidera também na escrita na blogosfera: 10 por cento dos cibernautas escrevem diariamente (contra quatro por cento de média europeia) e 11 por cento actualizam blogues todas as semanas.

A Itália e a Grécia são outros dois países muito activos na blogosfera, de acordo com a Nielsen, que interrogou cibernautas com mais de 15 anos em 19 países europeus acerca dos seus hábitos de consumo online e de utilização da Internet.

No fim da tabela relativa aos blogues estão os países que normalmente lideram as classificações dos indicadores relativos à sociedade da informação: Dinamarca, Suécia, Holanda, Finlândia e Noruega.

Poucas compras online

Os dados revelam ainda que os portugueses são pouco adeptos do comércio electrónico: 17 por cento nunca usou este meio para fazer compras, contra sete por cento de média Europeia.

No geral, os livros são os produtos mais procurados online. Seguem-se a roupa e sapatos, em segundo, e os vídeos, DVD e videojogos, na terceira posição. A música surge apenas em sexto lugar.

Portugal é o país em que os cibernautas são mais permeáveis à publicidade na Web quando se trata de decidir que sites de comércio electrónico usar. No resto dos países, a maioria opta pelos sites a que está habituado a visitar.

Já no que diz respeito a jogos online para múltiplos jogadores, os portugueses ocupam o meio da tabela, com 11 por cento dos cibernautas a jogarem todos os dias.

Oito em cada dez garantiu nunca ter visitado sites amorosos, um tipo de serviços de que os gregos são os maiores adeptos, seguídos dos polacos.

fonte11.pngFonte: Público Digital

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*