Cabos submarinos cortados desligam Internet no Médio Oriente

O surgimento de dois cabos de telecomunicações cortados no mar Mediterrâneo está a provocar falhas no acesso à Internet em vários países do Médio Oriente e até na Índia

cable_map_wallpaper16x12.jpg

Segundo avança o portal CNET News os dois cabos, pertencentes a operadores diferentes, foram cortados com poucas horas de diferença na costa de Alexandria, no Egipto e de Marselha, em França.

Os cabos tinham grandes extensões, ligando o Reino Unido ao Japão num caso e a França à Singapura noutro caso.

As possíveis causas para o surgimento destes cortes, que ainda não foram conhecidas, podem estar relacionadas com o movimento das falhas geológicas ou pelo lançamento de uma âncora no lugar errado.

Informações divulgadas pela Reuters referem que ontem no Egipto apenas 40 por cento do território tinha acesso à Internet, sendo que o Governo do país estava a tentar procurar soluções alternativas para resolver a situação.

Da parte das operadoras, que nos últimos anos têm vindo a recorrer a este tipo de cabos para corresponder às cada vez maiores necessidades da região asiática e Médio Oriente, as ligações já foram encaminhadas para outros cabos.

Por sua vez uma organização indiana previu que este corte tenha afectado cerca de 60 por cento dos cibernautas do país, apesar de as grandes empresas terem resistido por terem implementado planos de backup a tempo.

Ao afectar o território indiano este corte preocupou muitas organizações financeiras da Europa e EUA que têm vindo a instalar os seus sistemas na Índia.

Este factor levou um responsável da Associação de Operadores de Internet da Índia a considerar que «de qualquer forma todas as empresas sofreram um pouco» com esta situação.

fonte1.pngFonte: Sol

2 Comments on Cabos submarinos cortados desligam Internet no Médio Oriente

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*