Novidades do chipset X48 da intel

O sucessor do X38 já começa a aparecer no mercado, e neste post vou tentar reunir todas as informações acerca do mesmo e as mais recentes motherboard’s com este chipset. Fique por dentro de todas as novidades acerca do mesmo e se poder ou quando quiser compre uma motherboard com este mesmo chipset.

intelx48.jpg

Chipset, o que é?

Em geral, um chipset é o cérebro de uma placa de circuitos, neste caso o cérebro da motherboard.

Para que serve?

Este é dividido entre “ponte norte” (north bridge, controlador central) e “ponte sul” (south bridge, controlador de periféricos). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não são usados em motherboard modernas.

A sua importância?

O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma motherboard pode ter, o tipo de memória que pode ser usada, a frequência máxima das memórias e do processador e o padrão de discos rígidos aceites e muito mais. Talvez por isso a sua elevada importância no muito das motherboards.

Qual o melhor tipo de chipset’s?

Talvez o meu discurso será um pouco racista, pois vou dar menos importância a AMD, mas temos de ser francos, a intel nos últimos tempos tem ganho em muito à mesma! Sendo assim apoio totalmente a intel, melhor performance. Dentro da intel temos os actuais chipsets X38, e o recente X48 que promete mais velocidade, isto em chipsets para computadores domésticos. Mas também de grande qualidade em modelação 3D os chipsets da nvidia, o mais recente 780i.

Principais novidades acerca do X48:

intel-x48.jpg

  • Barramento PCI Express 2.0;
  • Memórias DDR3 até DDR3-1600;
  • Novo barramento externo de 1.600 MHz;
  • Novo padrão de memória XMP (Extreme Memory Profile) da Intel;
  • Maior capacidade de overclocking.

Algumas motherboards com chipset X48:

Asus P5E3 Premium

p5e3-premium.jpg

MSI X48 Platinum

msi-x48-platinum.jpg

MSI X48C Platinum

msi-x48c-platinum.jpg

Gigabyte X48-DQ6

gigabyte-x48-dq6.jpg

Espero ter sido útil, quando tiver outro dia com algum tempo como hoje prometo fazer mais um bom guia de hardware. Se estiver a pensar fazer um upgrade ao seu pc ou comprar um novo vale a pena esperar um pouco por este magnifico chipset. Façam boa utilização do mesmo e resta apelar ao não-plágio.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*