Wikipedia não deve ser utilizada como fonte primária

A realização de trabalhos científicos ou jornalísticos deve evitar a utilização da Wikipedia como fonte primária, uma posição que é defendida pela própria enciclopédia on-line.

«Quando se trata de utilizar a Wikipedia como fonte para trabalhos jornalísticos ou científicos oferecemos um conselho: vá às fontes primárias».

A afirmação foi feita por e-mail à Lusa por Mathias Schindler, um voluntário do Comité de Comunicação da Wikimedia Foundation, acrescentando que uma vez que enciclopédia on-line não faz investigação primária, «todos os conteúdos de um artigo da Wikipedia têm de ter referências e citações».

«Um artigo da Wikipedia será tanto melhor quanto mais referências bibliográficas tiver», explicou à Lusa Manuel Anastácio, um dos Wikipedistas que cria e revê os conteúdos em português.

«Se indicar as fontes que utilizou, qualquer pessoa pode verificar a factualidade dessas informações», acrescentou.

O debate surge depois de a agência France Press ter proibido os seus jornalistas de utilizarem fontes de informação virtuais, algo que foi motivado por terem sido desactivados dois perfis falsos no Facebook de Bilawal Bhutto, filho da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto.

O co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, referiu no artigo que descreve a Wikipedia que habitualmente as enciclopédias não são apropriadas como fontes primárias.

FonteFonte: Sol

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*