SLI híbrido quase a chegar

A nova variante do SLI permite combinar o desempenho da placa gráfica com o desempenho do controlador gráfico embutido na placa-mãe.

sli_logo.jpg

Tudo aponta para que os primeiros produtos com SLI híbrido cheguem ao mercado até ao próximo mês de Março. Esta tecnologia da Nvidia tem como objectivo aumentar o desempenho gráfico de sistemas de entrada de gama, bem como diminuir o consumo eléctrico. Basicamente, o sistema será capaz de juntar o poder de processamento de uma placa gráfica dedicada com o poder de processamento de um controlador gráfico embutido no chipset da placa-mãe (placas gráficas on-board). Desta forma será possível aumentar, ainda que muito moderadamente, o desempenho 3D dos PC. A grande melhoria deverá dar-se ao nível do consumo energético, já que o sistema será capaz de desactivar por completo a placa gráfica e apenas utilizar o controlador gráfico do chipset, nas situações em que o software que está a ser executado não exige capacidade de processamento gráfico extra.

Espera-se que esta solução seja particularmente interessante para máquinas de entrada de gama, que desta forma ficarão melhor habilitadas a, por exemplo, executar a interface Aero do Windows Vista. Os portáteis também poderão ser muito beneficiados, já que poderão incluir uma gráfica de elevado desempenho sem que isso afecte a autonomia quando não estão a correr aplicações 3D.

Espera-se que todos os futuros chipsets da Nvidia (nForce 780a, 750a e 730a) venham a suportar esta tecnologia.

FonteFonte: Exame Informática

1 Comment on SLI híbrido quase a chegar

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*