Novo vírus esconde-se no Windows e rouba dados de contas bancárias!!!

Vários especialistas em segurança informática estão preocupados com um novo vírus que se esconde no sistema operativo Windows para roubar os dados de login das contas bancárias dos utilizadores. Só no mês passado foram afectadas cerca de cinco mil pessoas, na sua maioria localizadas na Europa

virus-detected.gif

De acordo com a BBC este vírus, do tipo rootkit, atrai os utilizadores para sites falsos para depois explorar vulnerabilidades do browser da Microsoft para instalar um código malicioso no seu PC.

Este esconde-se depois em áreas do sistema operativo mais escondidas para evitar ser localizado.

Depois de chegar a um computador este programa tenta apagar o Master Boot Record (MBR), uma parte do disco rígido onde o computador vai à procura de informação relativa ao sistema operativo utilizado.

«Se conseguir controlar o MBR, é possível controlar o sistema operativo e depois o próprio computador», realça o especialista Elia Florio num blogue da Symantec.

Depois de ter conseguido realizar esta tarefa o vírus, que a empresa está a denominar «Mebroot», descarrega para a máquina infectada outros programas maliciosos que depois vão ser utilizados para roubar dados pessoais.

Uma grande parte deste malware fica adormecido até que o utilizador introduza dados em sistemas bancários que funcionam na Internet para os passar aos cibercriminosos.

A responsabilidade deste novo vírus está a ser atribuída a um grupo de hackers russo especializado no roubo de dados bancários, responsável por um outro tipo de vírus que poderá estar instalado em mais de 200 mil computadores.

A descoberta do «Mebroot» foi feita em Outubro, mas a sua actividade começou a ganhar força em Dezembro.

Entre 12 de Dezembro e 7 de Janeiro o «Mebroot» poderá ter sido instalado em mais de cinco mil computadores, refere a BBC

FonteFonte: Sol

7 Comments on Novo vírus esconde-se no Windows e rouba dados de contas bancárias!!!

  1. O windows tem destes problemas porque geralmente ninguem gosta dele apesar de o utilizarem…

    OffTopic:

    RedTuxer, sê bem vido aqui ao GlobPt!
    Obrigado pela dica da impressora, já consegui construir o circuito, mas outro que encontre que era mais simples, e fiz reset aos chips dos tinteiros, agora só falta experimentar, mas para isso tenho de comprar um tinteiro preto, poi o que lá tenho está estragado…

    Cumprimentos

  2. Aquilo da impressora foi com o meu colega ArameFarpado, ele é que andou a fuçar no raio da impressora.

    Claro que utilizo o windows, senão como podia dizer mal dele? Mas 99% do tempo estou em Linux e muito satisfeito! Está mal é falar cobras e lagartos de algo sem o conhecer, não é? Hoje fico de boca aberta só de pensar que existem coisas chamadas de sistemas operativos que precisam de vários softwares e metade da RAM só para os proteger, precisam de desfragmentar os discos, são vendidos (aliás, alugados) a preços exorbitantes e quase sem software útil para fazer seja o que for, etc, etc… E que existem ameaças graves como esta do artigo acima e quem de direito, quem aluga esta trampa, não tem capacidade de resolver eficazmente e atempadamente o problema… Enfim, deixa-me estar calado, os utilizadores tem o que merecem…. Eh ehe

    Cumprimentos

  3. Eu larguei, não preciso do windows para nada, excepto jogar. Mas como raramente jogo, não me faz falta. Está dias e semanas desligado, mas se for o Debian fico logo de cabelos em pé! Sem linux fico atrofiado!

  4. Se podesse-mos juntar o útil ao agradável seria juntar o que cada SO tem de melhor e fazer dos 3 (WIN, MAC, LIN) um só!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*