Net de banda larga em Portugal é a 4ª mais barata da Europa

Portugal é o quarto país com a oferta mais barata a nível de Internet de banda larga, conclui o Gabinete do Coordenador do Plano Tecnológico.Num comunicado, o Gabinete critica o estudo que a Autoridade da Concorrência (AdC) publicou esta segunda-feira sobre o Mercado de Comunicações Electrónicas, onde apontava para o facto da Internet de banda larga ter um preço nominal cobrado aos consumidores portugueses sete por cento acima da média da União Europeia a 15 (UE 15).

De acordo com a entidade, o estudo utiliza para efeitos de comparação nos preços Banda Larga informação do Relatório da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) publicado em Novembro de 2006.

«O valor de referência (29,40 euros) utilizado neste relatório e que consta do Quadro 4 do relatório da ANACOM de Novembro de 2006 diz respeito ao preço mínimo da Banda Larga por velocidade de acesso, apenas para operadores históricos», avança o gabinete.

Além disso, o estudo da Autoridade da Concorrência (AdC) «utilizou para a comparação a velocidade de 2Mbps apesar de, como a própria reconhece na nota 26 da página 38, a velocidade mais representativa no estudo da Anacom serem os 4Mbps. Na verdade, o preço de 29,40 euros de referência utilizado para Portugal diz respeito à oferta de 8Mbps já que não eram oferecidas pelo operador histórico em Portugal as soluções 2Mbps nem 4Mbps na data da análise», acrescenta o Gabinete coordenador do Plano Tecnológico.

Assim, se a comparação fosse realizada entre o preço dos 8Mbps, verificar-se-ia que «o valor de Portugal estaria 21,9% abaixo da média dos países considerados», sublinha a mesma fonte em comunicado.

O Gabinete do Coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico avança também que já está disponível informação comparável mais actual, designadamente no Relatório da Anacom de Junho de 2007. «Do quadro 1 (página 1 do relatório da ANACOM de Junho de 2007) constam os valores referentes à mensalidade mínima de Banda Larga disponível (7,43 euros), um valor abaixo da média dos países considerados (11,94 euros)», avança.

Fonte: Agência Financeira

2 Comments on Net de banda larga em Portugal é a 4ª mais barata da Europa

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*